Anúncios

Rio de Janeiro castigado por chuva intensa nesta noite de domingo com alagamentos e alerta de deslizamentos | Agência Brasil/EBC/Arquivo

Rio de Janeiro castigado por chuva intensa nesta noite de domingo. As precipitações são torrenciais na maior parte da capital fluminense com altos acumulados em muito curto período. Com isso, a cidade sofre os efeitos da intensa chuva como alagamentos. O Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) emitiu alerta de risco de deslizamento de terra e sirenes de aviso soaram em diferentes comunidades cariocas.

Os volumes em apenas uma hora entre 19h e 20h chegaram a 49 mm na Avenida Brasil em Mendanha, 42 mm na Barra/Riocentro e Campo Grande, 41 mm na Urca, 40 mm no Jacarepaguá, 38 mm em Copacabana, 36 mm nas Laranjeiras, e 35 mm em Irajá.


O risco de chuva forte a intensa já era esperado no Rio de Janeiro devido ao avanço de uma massa de ar frio de trajetória oceânica pelo Oceano Atlântico junto ao Sul do Brasil e a chegada de uma frente fria ao Sudeste do Brasil.

Por que a chuva intensa no Rio de Janeiro?

Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.020 hPa sobre a costa do  Sul do Brasil que atua também no Atlântico gera fluxo de umidade do mar para o continente.

Então,o ar úmido que vem do oceano ascende na atmosfera ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar e se resfria, gerando condensação e, por efeito, chuva. Este tipo de precipitação chama-se de chuva orográfica e não raro produz volumes extremamente altos ou mesmo extremos em curto período.


Este tipo de situação de chuva orográfica associada à incursão de umidade de massa de ar frio sobre a costa do Sul do Brasil é muito típica do outono e foi responsável por vários eventos extremos de chuva na cidade do Rio de Janeiro durante o outono nos últimos anos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O tempo segue instável ao longo da segunda-feira na cidade do Rio de Janeiro com muitas nuvens e períodos de chuva que não se afasta possa ser forte mais uma vez. 

Anúncios