Rio de Janeiro castigado por chuva intensa nesta noite de domingo. As precipitações são torrenciais na maior parte da capital fluminense com altos acumulados em muito curto período. Com isso, a cidade sofre os efeitos da intensa chuva como alagamentos. O Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR) emitiu alerta de risco de deslizamento de terra e sirenes de aviso soaram em diferentes comunidades cariocas.
Os volumes em apenas uma hora entre 19h e 20h chegaram a 49 mm na Avenida Brasil em Mendanha, 42 mm na Barra/Riocentro e Campo Grande, 41 mm na Urca, 40 mm no Jacarepaguá, 38 mm em Copacabana, 36 mm nas Laranjeiras, e 35 mm em Irajá.
O risco de chuva forte a intensa já era esperado no Rio de Janeiro devido ao avanço de uma massa de ar frio de trajetória oceânica pelo Oceano Atlântico junto ao Sul do Brasil e a chegada de uma frente fria ao Sudeste do Brasil.
Por que a chuva intensa no Rio de Janeiro?
Uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.020 hPa sobre a costa do Sul do Brasil que atua também no Atlântico gera fluxo de umidade do mar para o continente.
Então,o ar úmido que vem do oceano ascende na atmosfera ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar e se resfria, gerando condensação e, por efeito, chuva. Este tipo de precipitação chama-se de chuva orográfica e não raro produz volumes extremamente altos ou mesmo extremos em curto período.
Este tipo de situação de chuva orográfica associada à incursão de umidade de massa de ar frio sobre a costa do Sul do Brasil é muito típica do outono e foi responsável por vários eventos extremos de chuva na cidade do Rio de Janeiro durante o outono nos últimos anos.
O tempo segue instável ao longo da segunda-feira na cidade do Rio de Janeiro com muitas nuvens e períodos de chuva que não se afasta possa ser forte mais uma vez.