Anúncios

A virada do ano deve ter chuva localmente forte a intensa e temporais em ao menos nove estados brasileiros na tarde e noite do dia 31 com o Réveillon sob as águas em várias cidades, de acordo com a análise da MetSul a partir de dados de modelos meteorológicos.

Réveillon com chuva e raios

ARTE SOBRE FOTOS DE GABRIEL ZAPAROLLI E PREFEITURA DE MACEIÓ

Uma massa de ar quente e úmido de características tropicais vai atuar na metade desta semana sobre a maior parte do Centro-Sul do Brasil, favorecendo a formação de nuvens carregadas que trazem chuva e tempestades isoladas da tarde para a noite.

O calor e a umidade detonam o que se chama de convecção, nome dado ao processo natural em que o ar quente sobe e o ar frio desce na atmosfera.

Quando o sol aquece o solo, o ar próximo à superfície também esquenta, fica mais leve e começa a subir. À medida que esse ar sobe, ele esfria e o vapor de água nele contido se condensa, formando nuvens.

Esse movimento vertical é o motor por trás de muitas chuvas típicas das tardes de verão, quando o calor é mais intenso e o ar sobe com força. Em dias de muito calor e umidade, a convecção pode ser tão intensa que as nuvens crescem bastante, chegando a grandes altitudes.

Essas nuvens são as responsáveis por pancadas fortes de chuva, raios, ventania e até granizo, mas de forma localizada porque não formações isoladas de tempo severo pela combinação de calor e umidade, não atingindo todos os pontos.

Por isso, a tendência é que nestes últimos dias de 2025 a instabilidade se concentre mais em horas da tarde para a noite à medida que o aquecimento diurno com a elevação da temperatura forma as nuvens de desenvolvimento vertical que despejam chuva e com temporais em alguns pontos.

Quais estados têm maior risco de chuva e temporais no Réveillon

Grande parte do Centro-Sul do Brasil deverá ter episódios isolados de chuva forte e de temporais isolados com raios, granizo e rajadas de vento forte nestes últimos três dias de 2025.

No último dia do ano, o risco maior de chuva isoladamente forte a intensa e temporais localizados se concentrará em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Mesmo assim, formações localizadas podem afetar ainda o Norte do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Apenas que as ocorrências tendem a ser muito mais localizadas.

O mapa abaixo mostra a projeção de instabilidade para o fim da tarde do dia 31 no Sul do Brasil a partir do modelo WRF em que se observa a tendência de fortes núcleos de instabilidade isolados que podem provocar chuva intensa de curta duração, raios e ainda temporais.

METSUL

Pancadas de chuva devem afetar pontos isolados de quase todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste na tarde do dia 31. A exceção fica por conta de grande parte do Espírito Santo e a maioria das regiões do Rio Grande do Sul, notadamente do Centro para o Sul gaúcho. Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva do modelo britânico UKMET para 15h e 21h do dia 31.

METSUL

METSUL

Observe nos mapas que a instabilidade no dia 31 será maior durante a tarde do que à noite. Isso porque a convecção atinge o seu máximo do meio para o fim da tarde, perdendo força à noite.

Com isso, muitos locais que tiverem chuva à tarde não devem ter instabilidade à noite. Mesmo assim se se espera precipitação ainda durante a noite no dia 31 em pontos de Santa Catarina (mais no Leste), Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em estados do Centro-Oeste.

Temporais isolados se repetem no primeiro dia de 2026

O cenário do primeiro dia de 2026 será parecido com o último de 2025. Com ar tropical quente e úmido ainda atuando no Centro-Sul do Brasil, a perspectiva é novamente de pancadas de chuva – fortes a intensas em alguns pontos – e temporais localizados entre a tarde e a noite.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo britânico UKMET para o meio da tarde do dia 1º de janeiro em que se constata a tendência de instabilidade outra vez em vários estados do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

A instabilidade maior no primeiro dia do ano deve ocorrer em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, em parte de Minas Gerais e ainda em pontos do estado do Rio de Janeiro.

Anúncios