O retorno da chuva pode voltar a agravar a situação em alguns municípios catarinenses, castigados pelas intensas precipitações dos últimos dias. A instabilidade deve retornar ao estado catarinense entre quarta-feira e quinta com o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Há expectativa de chuva forte em parte do estado catarinense.
O mapa acima mostra a projeção de chuva em Santa Catarina até o final da semana, de acordo com o modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. Como se observa, a tendência é chover em todas as regiões catarinenses.
O que sobressai da projeção é que os volumes não tão extremos como os dos últimos dias. Isso, entretanto, não pode ser interpretado como um cenário favorável. Os volumes indicados pelo modelo passam de 50 mm em grande parte de Santa Catarina e superam os 100 mm em pontos do Planalto Sul e do Sul, o que é muito.
Com os rios ainda em níveis elevados e o solo saturado de água, volumes adicionais de 50 mm a 100 mm no meio da semana podem levar a mais problemas como repique de cheias em algumas localidades, deslizamentos de terra e quedas de barreiras.
Santa Catarina registra, até o momento, 132 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O balanço mostra ainda que 67 municípios decretaram situação de emergência. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.
Embora a melhora do tempo hoje, as equipes da Defesa Civil seguem mobilizadas por conta do indicativo de mais chuva para o estado a partir da metade da semana. Muitas áreas do estado seguem com alagamentos e inundações. Há ainda 29 rodovias de Santa Catarina com problemas em consequência da chuva.