Anúncios

Praia Barra RJ/Divulgação

O verão está perto do fim, mas a previsão do tempo para o Sudeste do Brasil é de instabilidade típica da estação. São esperadas pancadas de chuva e tempestades isoladas após horas de sol.

Com efeito, a temperatura máxima hoje será superior aos 30ºC no Oeste de São Paulo, Rio de Janeiro. Exceção dos municípios situados nas serras da Mantiqueira e do Mar, Espírito Santo e Centro-Norte de Minas Gerais. As mínimas ficarão na casa dos 13º/15ºC nas áreas com relevo elevado.


Em grande parte do Espírito Santo e no Centro-Norte de Minas Gerais o dia será de tempo firme, com sol e poucas nuvens.

O vento predomina de Nordeste sem grande intensidade. Isso devido à presença de uma massa de ar mais seca e pela circulação atmosférica de alta pressão.

No estado paulista, Rio de Janeiro, Sul e Oeste de Minas, por exemplo, a Alta da Bolívia e o aquecimento diurno favorecem chuva e tempestades isoladas. Estas se dão principalmente entre a tarde e noite. 

Temporais isolados

No Leste de São Paulo e no Rio, a instabilidade é reforçada pela entrada da brisa marítima Isso pode resultar em tempestades localmente fortes no fim do dia com vento forte e eventual queda de granizo.

O tempo em parte do Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais, será afetado pela aproximação de frente fria a partir da quarta.

O dia será em grande parte de sol entre nuvens, temperaturas em elevação e com a formação chuva e tempestades de verão. A instabilidade, portanto, ocorre principalmente entre a tarde e noite.

No Nordeste de Minas e Espírito Santo, região prolongada de baixa pressão (cavado) se soma ao ar úmido e deve trazer chuva com tempestades a partir da tarde.

Frente fria

A tendência indica que a frente fria atuará na região entre São Paulo, Rio de Janeiro e Sul e Oeste de Minas Gerais durante quinta (18) e sexta-feira (19). 

A falta de umidade na atmosfera faz com que mesmo tendo o suporte do sistema frontal, os núcleos de chuva e tempestade se formam de modo isolado. Portanto, o sol irá aparecer em todas as localidades.


Já no Espírito Santo e no Centro-Norte mineiro, o cavado mantém a área instável, com chuvas e tempestades também de modo isolado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Os maiores acumulados de chuva devem ficar, assim, concentrados entre o Leste paulista, Sul mineiro e Oeste fluminense. Chance de valores isolados acima de 100 milímetros entre esta terça e sexta-feira.

Anúncios