Anúncios

Massa de ar com temperatura muito inferior à média desta época do ano chega hoje

O trimestre da primavera climática (setembro a novembro) chegou, mas o frio persiste no Rio Grande do Sul. Ontem, o Estado teve o 33º dia deste ano com mínima abaixo de zero. Termômetros registraram ao amanhecer -2,7ºC em Pinheiro Machado, -2,0ºC em Soledade, -1,2ºC em Canguçu, -0,9ºC em São Francisco de Paula, e -0,2ºC em Campos Borges e em Santa Rosa. Geou em diversas regiões gaúchas.

Hoje, começa a ingressar no Rio Grande do Sul um reforço de ar polar que vai manter a temperatura baixa até a sexta-feira, antes do retorno da chuva ao território gaúcho. As madrugadas mais frias vão ser as de amanhã e quinta-feira, quando são esperados novos registros de mínimas abaixo de zero e geada em diversas regiões, mais forte e ampla na Metade Sul.


O pulso de ar frio atuará com mais força a Metade Sul do que a Norte e a presença de nuvens em áreas mais ao Norte do Estado deve frustrar um resfriamento maior na madrugada entre amanhã e quinta.

Essa incursão de ar polar foi responsável por uma tempestade de neve em Ushuaia (foto), no extremo Sul do continente. A cidade argentina da Terra do Fogo registrou em apenas uma madrugada 12,5 cm de neve, sendo que a média histórica de neve em todo o mês de setembro na localidade é de 14,8 cm. Nevou também em áreas costeiras da Patagônia e em pontos da província de Buenos Aires, como Tandil e a Sierra de la Ventana.


 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios