Anúncios

Imagem de satélite da tarde de hoje mostrava o ciclone extratropical que impulsionou o ar mais frio que ingressou ontem no Rio Grande do Sul e uma frente fria na costa da Argentina que tem ar mais frio atrás e que atingirá o Sul e o Sudeste do Brasil na segunda metade da semana | Zoom Earth

Uma frente fria avançava neste momento pelo Oceano Atlântico junto ao litoral da Argentina. Na retaguarda, desloca-se um grande bolsão de ar mais frio que vai passar pela costa gaúcha agora na segunda metade da semana, o que vai deixar o ar muito seco no território gaúcho com o prolongamento das noites frias para esta época do ano até o final desta semana.

Este reforço de ar frio que vai passar pelo Leste dos três estados do Sul do Brasil alcançará na sequência a Região Sudeste. Com isso, a semana terminará com tempo instável em São Paulo e no Rio de Janeiro com acentuada queda da temperatura e marcas muito abaixo que é comum nesta época do ano.


O amanhecer desta segunda-feira foi frio para novembro em diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive com marcas de apenas um dígito em algumas localidades. Os termômetros indicaram 8,5ºC em São Francisco de Paula, 8,9ºC em São José dos Ausentes, 9,0ºC em Canela, 9,2ºC em Gramado, 9,7ºC em Canela e 9,8ºC em Cambará do Sul.

Outras mínimas baixas no amanhecer de hoje foram 10,2ºC em Jaguarão e Pelotas, 10,6ºC em Caxias do Sul, 10,7ºC em Canguçu, 11,4ºC em Rio Grande, 11,5ºC em Bento Goncalves, 11,6ºC em Bom Jesus, 11,9ºC em Camaquã, Encruzilhada do Sul e Vacaria, 12,1ºC em Quaraí, 12,2ºC em Santiago e Farroupilha, 12,5ºC em São Gabriel, 12,7ºC em Feliz, e 12,9ºC em Cachoeira do Sul.


O amanhecer foi frio para novembro também na Grande Porto Alegre. A mínima na estação de baixada do bairro de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, foi de 11,9ºC. Em Campo Bom, os termômetros indicaram 12,6ºC. Já em Porto Alegre, na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, a mínima desta segunda-feira foi de 13,9ºC.

Apesar do frio que se limita a horas da madrugada e do amanhecer, a temperatura se eleva rapidamente e a tarde tem calor na Metade Oeste. No Leste gaúcho, o aquecimento é menor pela influência da massa de ar frio oceânica. Hoje, as máximas alcançaram 30ºC no Oeste e no Noroeste gaúcho enquanto em muitos pontos do Sul e do Leste do Estado não superaram os 25ºC.

Anúncios