Anúncios

Redemoinho de vento atinge partida de futebol na Bolívia | Redes sociais

Já se viu quase de tudo em jogo de futebol e até redemoinhos de vento. Um vídeo de redemoinho, conhecido também como dust devil, viralizou no mundo durante as últimas horas. Aconteceu em Achocalia, na Bolívia, no começo desta semana. O dust devil chegou no momento em que jogadores e árbitros se reuniam no centro do campo de jogo. O redemoinho chegou a levantar uniformes que estavam no solo, além de muita poeira.


O redemoinho se dissipou tão rapidamente quanto se formou e não causou ferimentos em nenhum dos jogadores ou árbitros. No vídeo, um dos atletas deixa o campo em meio ao pé de vento e o narrador boliviano dispara “vai comer o árbitro” quando da passagem do redemoinho.

Este tipo de fenômeno ocorre com muita frequência aqui no Sul do Brasil durante o verão em dias de tempo muito seco e quente, especialmente quando há estiagem. Já no Brasil Central é mais comum durante os meses secos do inverno e do começo da primavera.

É muitas vezes confundido com tornado, mas não tem nada de tornádico. Os tornados se dão com nuvem de tempestade ao passo que os dust devils ocorrem com tempo seco e a presença de sol, com ou sem nuvens acompanhando. Parte da Bolívia é muito seca e com baixíssima umidade, o que favorece este tipo de ocorrência.


Apesar de não ser um tornado e na maioria das vezes não causar quaisquer transtornos, os redemoinhos se mais intensos podem até lesionar pessoas e causar estragos. Os mais fortes e maiores podem ter ventos próximos ou acima de 100 km/h. Por isso, há casos documentados aqui no Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros até destelhamentos por este tipo de fenômeno.

Grandes redemoinhos são capazes de levantar pessoas do chão com risco de vida. Na China, por exemplo, em 2019, um destes redemoinhos causou uma tragédia. O dust devil passou por uma atração turística lotada e causou a morte de duas crianças com outras 20 pessoas feridas.

Anúncios