Uma rara e intensa nevasca cobriu a Acrópole e outros monumentos antigos em Atenas nesta terça-feira (16), interrompendo serviços públicos e paralisando a capital grega.
O frio extremo dos últimos dias cedeu na Europa Ocidental, mas as temperaturas despencaram no Sudeste do continente europeu com tempestades de inverno também atingindo a Turquia.
Athens, currently in a two-week Covid-19 lockdown, woke up to a rare amount of snow not seen in the city centre for several decades. #Acropolis #Athens #Greece snow ?: Milos Bicanski pic.twitter.com/MOpobqs1iu
— Getty Images News (@GettyImagesNews) February 16, 2021
A neve, não tão comum em Atenas, uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes, também interrompeu a maioria dos serviços de transporte público. Quedas de árvores, derrubadas pelo peso do gelo acumulado, provocaram apagões em vários subúrbios. Ao menos duas pessoas morreram em consequência da tempestade de inverno.
A blanket of snow covers the Acropolis of Athens pic.twitter.com/JzKaL1sKdZ
— Reuters (@Reuters) February 16, 2021
Rare heavy snow covered Athens on Tuesday morning as part of a cold-weather front that has hit Greece since Friday, sending temperatures plunging from the low 20s on Friday to well below freezing. #NoComment pic.twitter.com/qssc1w1KPt
— euronews (@euronews) February 16, 2021
A neve é comum nas montanhas da Grécia e no Norte do país, mas muito mais rara na capital. Alguns atenienses saíram de casa e para as varandas para fotografar o fenômeno em meio ao lockdown que fecha o comércio.
A manhã de hoje foi extremamente fria no Norte da Grécia. A estação de Neos Kaykasos (594 metros de altitude) registrou mínima de -25,1°C. Já a estação de Florina caiu para -21,7°C e a de Kastoria anotou -15,0°C.