Montanha colorida peruana de Vinicunca atrai turistas do mundo inteiro pela sua beleza | GUIDO CAVALLINI/IMAGE SOURCE/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Um raio matou um guia turístico peruano e feriu seis cidadãos franceses durante uma caminhada de um passeio de fim de semana na multicolorida montanha Vinicunca, um ponto turístico no coração dos Andes, disse a polícia peruana nesta segunda-feira.

A montanha, um dos locais mais emblemáticos do Peru junto com Machu Picchu, tornou-se uma grande atração na última década, à medida que o aumento das temperaturas derreteu as calotas glaciais e revelou suas cores.

A polícia peruana disse em comunicado que o raio na tarde de domingo deixou os turistas franceses, com idades entre 22 e 40 anos, com “queimaduras e ferimentos”. Eles foram hospitalizados na cidade de Cusco, que é a base de muitos turistas que visitam Machu Picchu.

A montanha Vinicunca, também conhecida como montanha arco-íris ou montanha das sete cores, apresenta tonalidades distintas listradas em suas encostas, resultado do acúmulo de sedimentos ao longo de milhões de anos. A montanha se eleva a mais de 5.200 metros acima do nível do mar.

A morte do guia turístico eleva para cinco o número de pessoas mortas por raios nos Andes peruanos este ano, segundo autoridades. O Peru vem enfrentando meses com mais chuva e tempestades do que o normal em consequência do aquecimento das águas do Pacífico em sua costa pelo fenômeno El Niño.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.