Fabiano Gutierres/Arquivo

A temperatura ontem à tarde estava em mais de 36ºC no Norte da Argentina e em 0ºC no Sul do país. Esse contraste os gaúchos sentirão nos próximos dois dias. Hoje, calor. Amanhã, frio no fim do dia.

Nesta quarta-feira, uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera traz ar ainda mais quente e uma tarde de temperatura muito alta para esta época do ano na Metade Norte. As máximas vão superar com folga os 30ºC nos vales e na Grande Porto Alegre, por exemplo.

Será responsável ainda por provocar rajadas de vento do quadrante Norte fortes a localmente intensas, com potencial de causar danos e transtornos em algumas localidades como falta de luz e quedas de árvores. A região de Santa Maria e os vales são as áreas, pelo relevo local, de maior risco de vento Norte de maior intensidade.

Apesar de já chover hoje em pontos do Oeste, do Centro e do Sul, a grande virada do tempo ocorre amanhã com a passagem de uma frente fria pelo Estado que vai trazer chuva para a grande maioria dos municípios, apesar de irregular e com volumes baixos na maior parte dos municípios. Temporais não são descartados.

Hoje

Amanhã

Atrás da frente avança ar polar que provocou nevada com acumulação em Bariloche e em outras áreas do Sul da Argentina. Por isso, após madrugada ainda com o vento Norte soprando e alta temperatura em algumas regiões, a temperatura vai despencar em todo o Estado e a quinta-feira terminará muito fria.

As rajadas de vento, desta vez de Sul, vão trazer baixa sensação térmica à noite. Na sexta e no fim de semana, as madrugadas vão ser muito frias no Rio Grande do Sul com geada e prováveis marcas negativas.