Anúncios

A segunda grande onda de calor de janeiro, que invadirá fevereiro, ganhou muito força ontem e já no seu segundo dia as máximas quase bateram em 40ºC na área metropolitana de Porto Alegre. A temperatura máxima na Capital foi de 39,6ºC, anotada pela estação da zona Norte do Sistema Metroclima. A marca é maior que a mais alta temperatura registrada na rede da Prefeitura durante a intensa onda de calor da última semana que foi 39,5ºC no dia 24. Os termômetros indicaram ainda 39,3ºC em Campo Bom, 39ºC na Base Aérea de Canoas, 38,8ºC em Santa Cruz do Sul e Teutônia, 38,2ºC em São Leopoldo e 38,2ºC em Lajeado. O forte calor de ontem, como era esperado, mais uma vez favoreceu à tarde a formação de nuvens muito carregadas isoladas por conveccção (termodinâmica) que provocaram pancadas de chuva isolados e até temporais localizados.



Nuvens escuras apareceram sobre a cidade de Porto Alegre e choveu fraco em alguns pontos da Capital  – Rafael Fogg


Nuvens carregadas avançaram durante a terça sobre a Lagoa dos Patos em São Lourenço do Sul – Doralice Meyer


Fim de tarde da terça-feira na praia de Torres teve nuvens carregadas formadas na Serra e foram pro Litoral – Paulo Ignácio


Mais ao Sul do Litoral, na região de Capivari do Sul, nuvens carregadas também apareceram no céu – Juliano Rabelo

Na “loteria” da instabilidade isolada, a má sorte coube a alguns bairros de Canoas e ao município de Parobé. Houve o destelhamento de escola pelo vento forte na cidade. Já Canoas experimentou forte vendaval, inclusive com danos, em parte da cidade. O vento na Base Aérea de Canoas chegou a 109,2 km/h às 17h30m. Árvore de grande porte caiu sobre um carro (foto abaixo de Igor Muller/GES), Casas próximas tiveram pequenos danos nos telhados. A placa de uma loja foi derrubada e o telhado de uma estofaria foi arrancado e parou em cima de uma árvore. Muito perto dali, no Aeroporto Salgado Filho, o vento não passou de 51,8 km/h, indicando como foi localizado o vendaval em Canoas. Já em Nova Santa Rita, caiu granizo.


O fim de tarde de alternância de sol e chuva e com formação de nuvens carregadas foi mais uma vez de belas imagens pelo Rio Grande do Sul, assim como na segunda-feira. Houve a presença de arco-íris e de nuvens Mammatus e iridescentes no céu.


Nuvens Mammatus apareceram no céu no bairro do Guarujá, na zona Sul de Porto Alegre, ao entardecer – Adriana Dutra


Nuvens Mammatus se fizeram presentes no céu também mais ao Sul no município de Barra do Ribeiro – Eduardo Aguiar


Fim de tarde com sol e chuva teve um belo arco-íris na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos – Rafael Cabral


Outra cidade que presenciou a formação de belo arco-íris ao fim da tarde foi a serrana Nova Bassano – Dilnei Pauleto



Já em São Leopoldo, o que chamou a atenção no céu foi a presença de nuvens iridescentes – Guilherme Procksch

A MetSul Meteorologia alerta que esta quarta-feira será outro dia muito quente e ainda abafado no Rio Grande do Sul. O calor será mais intenso do Centro para o Norte do Estado, onde o tempo estará mais aberto. As máximas ficam entre 36ºC e 38ºC nos vales e na Grande Porto Alegre/ O sol aparece com nuvens hoje na maioria das regiões, mas há maior nebulosidade com chuva no Sul, parte do Oeste e na Campanha. Da tarde para a noite pancadas isoladas atingem as demais regiões, ocasionalmente fortes e com temporais localizados de vento forte e granizo. Nos próximos dias, o calor não dá trégua e, inclusive, se intensifica. Porto Alegre pode ter máximas de 35ºC a 37ºC amanhã, entre 37ºC e 39ºC na sexta, 37ºC a 39ºC no sábado, 39ºC a 41ºC no domingo, 39ºC a 41ºC na segunda e 39ºC a 41ºC na terça. Não se espera um alívio tão cedo no Estado.

Anúncios