Anúncios

Serra Gaúcha teve uma quarta-feira em parte de muitas nuvens e baixa temperatura | DENIS GOERL

O verão já começou há uma semana, mas ainda não se instalou de vez no Rio Grande do Sul que vem tendo mínimas baixas na madrugada e marcas à tarde abaixo do que é normal para esta época do ano. Esta quarta-feira, 28 de dezembro, uma semana após o começo do verão, três dias após o Natal e a três dias do começo do ano novo, teve mais cara de começo de outono que da estação quente no Rio Grande do Sul com mínimas baixas e temperatura abaixo da média à tarde em muitas cidades.

A quarta-feira começou fria com mínimas baixas para esta época do ano no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram 12,7ºC em Canguçu, 13,1ºC em Caçapava do Sul, 13,2ºC em Quaraí, 13,5ºC em Livramento, 13,8ºC em Uruguaiana e 13,9ºC em Encruzilhada do Sul.


Mesmo em Porto Alegre, apesar das nuvens e da chuva na madrugada, a temperatura ficou baixa para esta época do ano com mínimas cerca de 5ºC abaixo do que é normal para o final de dezembro com 16,5ºC tanto no Jardim Botânico como em Belém Novo.

Mas o frio à noite não se resumiu a hoje. Desde a segunda-feira os gaúchos de várias cidades têm convivido com marcas nos termômetros amenas ou agradáveis em patamares inferiores ao que que é normal nesta época do ano.


Na segunda-feira, por exemplo, a temperatura mínima na fronteira com o Uruguai foi de apenas 13,4ºC na estação de Jaguarão. Ontem, o dia começou com mínimas de 11,5ºC em Capão do Leão, 11,6ºC em Rio Grande e Jaguarão, e 12,3ºC. Em Herval, na fronteira, estação particular acusou na terça mínima de 9,3ºC.

Com a nebulosidade associada a um centro de baixa pressão e uma massa de ar frio atuando, a temperatura está baixa durante o dia nesta quarta, assim como ocorreu na segunda-feira. Ao meio-dia, os termômetros marcavam 20,5ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico), quando o normal no horário nesta época seria quase 10ºC mais. Em Campo Bom, fazia apenas 20,7ºC. Na Serra, Canela tinha 15,8ºC. Grande parte do interior estava com menos de 25ºC.

Durante a tarde o tempo abriu em quase todo o estado e as temperaturas se elevaram, mas na Serra a temperatura chegou a apenas 18,9ºC e na zona Sul de Porto Alegre não passou de 25,7ºC. No Oeste e no Sul gaúcho é que o calor típico de verão apareceu com 33,7ºC em Quaraí e 32,8ºC em Jaguarão.

O tempo ameno à noite vai prosseguir com novas mínimas baixas no Rio Grande do Sul nesta quinta, mas as mínimas devem cair ainda mais na sexta com até 15ºC em Porto Alegre, 12ºC a 14ºC na região metropolitana e marcas de um dígito em cidades da Serra e dos Aparados na madrugada.

O verão retorna e com força para todo o Rio Grande do Sul no final desta semana. A temperatura terá uma acentuada elevação e as tardes tanto do sábado quanto do domingo devem ser muito quentes com pelo ingresso de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina. Diversas cidades devem ter uma virada de ano com máximas acima de 35ºC, inclusive da Grande Porto Alegre. Ocorre que na semana que vem outra massa de ar mais frio deve trazer dias de temperatura agradável de volta.

Anúncios