Anúncios

Fernando Oliveira

Pessoas nas ruas com abrigos em pleno mês de dezembro em Porto Alegre. Foi um domingo que em nada lembrou o último mês do ano e o primeiro do verão climático na capital gaúcha com céu encoberto, garoa e vento frio.

A temperatura máxima na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de apenas 21,0ºC, logo muito abaixo da média máxima histórica de dezembro em Porto Alegre que é de 29,5ºC, ou seja, nada menos que 8,5ºC abaixo da média máxima histórica. Seria como uma tarde de julho ter máxima de 11,1ºC, considerando a média máxima histórica de julho de 19,6ºC.


Na estação do Jardim Botânico, às 15h, que é tradicionalmente a hora mais quente do dia, fazia apenas 18,6ºC, muitíssimo abaixo do normal para a época do ano. Em relação à média máxima histórica de dezembro, são 10,9ºC abaixo da normal histórica. Como se em julho, Porto Alegre estivesse com 8,7ºC às 15h em um dia gelado, o que é muito raro de se verificar.

Mas não só em Porto Alegre a temperatura se manteve muito baixa na tarde deste domingo. Muitos municípios do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul passaram a tarde com marcas abaixo dos 20ºC. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São José dos Ausentes, cidade de maior altitude do Estado, a temperatura às 15h era de somente 11,8ºC após ter alcançado a máxima do dia na hora anterior de apenas 13,0ºC. Um dia invernal nas áreas de maior altitude do território gaúcho.

Em contraste, no Oeste e no Noroeste do Estado a temperatura se elevou muito com sol e sem a influência da massa de ar frio oceânica atuando no Sul e no Leste gaúcho. Fazia às 15h uma temperatura de 26,7ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Uruguaiana. No mesmo horário, Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, em sua estação automática particular do bairro Planalto, tinha 31,7ºC.

Quando retorna o calor para Porto Alegre e a maioria das cidades do Estado. Agora, no começo da semana, o tempo segue mais ameno no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul com expectativa de chuva. A temperatura seguirá mais alta no Oeste e no Noroeste, onde o tempo fica mais aberto.


Na terça, com o tempo mais aberto, a temperatura volta a se elevar mais em Porto Alegre e já pode atingir 27ºC. O forte calor típico da estação, entretanto, deve ser sentido mais no fim de semana e no próximo fim de semana, mas não se espera uma sequência longa de dias quentes pois no começo da semana que vem a chuva retorna com queda da temperatura.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios