A MetSul Meteorologia alerta que a qualidade do ar pode piorar ainda mais neste fim de semana na cidade de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista e no interior do estado de São Paulo com a chegada de mais fumaça e o aumento da quantidade de material particulado na atmosfera.
Por que pode ocorrer uma piora? Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e já provoca instabilidade no estado do Mato Grosso do Sul. O quadro pré-frontal, ou seja, que precede a chegada do sistema frontal, traz correntes de vento que favorecem a chegada de mais fumaça para o território paulista.
Com isso, o corredor de fumaça mais densa que avança pelo interior da América do Sul, e que nos últimos dias estava entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sul do Brasil, avança mais no sentido do estado de São Paulo com piora adicional da qualidade do ar.
Além disso, há um grande número de queimadas ocorrendo no próprio estado de São Paulo. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostrou que somente na sexta-feira foram registrados 252 focos de calor no território paulista.
O número de focos de calor nos primeiros 13 dias do mês de setembro no estado de São Paulo foi de 1.752, muito acima da média histórica mensal de setembro inteiro entre 1998 e 2023 de 848.
O mês se encaminha para ser o pior setembro de fogo em São Paulo desde o começo das medições pelo Inpe. O setembro com maior número de focos de calor até hoje no estado foi o de 2020 com 2.254.
Normalmente, antes da chegada de uma frente fria, que se prevê entre amanhã e a segunda-feira com chuva no território paulista, não apenas há uma elevação maior da temperatura como um aumento da concentração de poluentes atmosféricos sob ar seco.
Já na madrugada deste sábado a qualidade do ar já se deteriorava na Grande São Paulo e no interior do estado, mostravam dados da Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
No final da madrugada, estação de qualidade do ar na Grande São Paulo já marcava um índice de 142, o que corresponde a muito ruim. Em Osasco, estação também indica qualidade do ar muito ruim no fim da madrugada.
As autoridades recomendam usar lágrimas artificiais para aliviar a ardência e a secura nos olhos e uso de umidificador que ajuda a reduzir as partículas no ar, tornando o ambiente mais úmido. Se não tiver um, aconselha-se usar bacias com água e toalhas molhadas como alternativas eficazes.
Recomendam ainda usar máscara sempre que sair de casa. Dizem ainda para manter portas e janelas fechadas, incluindo as do carro, para evitar que a fumaça entre. Não aconselham ainda praticar atividades físicas ao ar livre e sim em locais fechados e bem ventilados.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.