Anúncios

Frente fria provocou uma grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul durante este domingo em fim de semana que foi marcado por calor e abafamento no estado em que as máximas atingiram 37,6ºC no sábado em Maçambará e 36ºC hoje no Vale do Taquari.

Chegada do temporal em Porto Alegre neste domingo | GUILHERME ESPESCHIT

O sistema frontal avançou pela Argentina ainda no sábado com vendavais e granizo até grande. Neste domingo de madrugada, trouxe vendavais violentos com rajadas de 150 km/h em Rio Negro e 125 km/h em Paysandú, no Uruguai.

A frente chegou ao Rio Grande do Sul pelo Oeste e o Sul no começo da manhã deste domingo e ao avançar pelo estado no decorrer do dia trouxe rajadas de vento forte e chuva. Vendavais foram registrados em diferentes cidades de diversas regiões gaúchas.

Monitoramento por estações havia indicado no interior até às 19h deste domingo rajadas de vento de 100 km/h em Lajeado, 95 km/h em Soledade, 92 km/h em Barra do Ribeiro e Getúlio Vargas, 81 km/h em Vale Verde e Santo Augusto, 79 km/h em Cruz Alta, 76 km/h em Rolante, 75 km/h em Quaraí, 74km/h em Aceguá, 73 km/h em Picada Café, e 71 km/h em Pedras Altas e Dom Pedrito.

Em Porto Alegre, o temporal chegou pouco depois das 17h com nuvens bastante carregadas que avançaram de Oeste. A maior rajada de vento observada na capital foi de 96 km/h às 17h12 na estação do Clube Jangadeiros, no Sul da cidade. No aeroporto, na zona Norte, o vento foi de 61 km/h.

Vendavais atingiram também neste domingo o Oeste de Santa Catarina à medida que a frente fria se desloca para Oeste. Estações registraram rajadas de vento de até 81 km/h em Belmonte, no Oeste catarinense.

O pior já passou na maior parte do Rio Grande do Sul, mas cidades mais ao Norte e ao Nordeste do estado têm risco ainda de chuva forte e menor de temporais isolados neste final de domingo.

A segunda-feira ainda começa com instabilidade no estado. Chove ainda entre o Norte do estado e Leste gaúcho no início do dia, na madrugada, até com risco de chuva forte em alguns pontos, especialmente no Alto Uruguai, Serra, Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte.

No decorrer do dia, no entanto, com o afastamento da frente fria, melhoria do tempo que será registrada desde cedo no Oeste e no Sul alcança as demais regiões e o sol aparece com nuvens. No Litoral Norte, a chuva pode persistir mais. O tempo vai estar firme em quase todo o estado da tarde para a noite.

A frente fria avança com chuva e temporais isolados com possibilidade de tempestades localizadas de vento e granizo na noite deste domingo pelo Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina e no Sudeste do Paraná.

Ao longo da segunda-feira, a frente se desloca e deve chover em todo o Paraná e na maior parte de Santa Catarina, com a instabilidade se deslocando no sentido de Oeste para Leste. Mantém-se o risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais localizados de vento e granizo.

Também nesta segunda se projeta que a frente fria alcance o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Oeste e o Sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. Há potencial para chuva localmente forte a intensa e tempestades isoladas, algumas fortes a severas, em que há chance de granizo e de vendavais.

Embora algumas áreas já tenham chuva na madrugada e de manhã, especialmente no Mato Grosso do Sul, o risco de chuva forte e de temporais no Centro-Oeste e no Sudeste será maior da tarde para a noite nesta segunda.

Anúncios