Temporais com chuva localmente forte, raios e rajadas de vento atingiram entre o final da quarta-feira e as primeiras horas de hoje cidades da Campanha e do Sul do Rio Grande do Sul. Os temporais causaram alagamentos em alguns pontos e cortes de luz em várias cidades. O risco de temporais, que sublinha-se serão isolados, segue entre a tarde e noite de hoje no Sul do Brasil .

Município gaúcho de Ijuí na manhã de hoje | CRISTIAN RAEL
De acordo com dados de estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h na Barra do Chuí e a 82 km/h na cidade de Bagé.
A chuva foi por vezes forte a torrencial com acumulados altos de 20 mm a 30 mm em apenas meia hora ou uma hora em localidades da Campanha e da zona Sul do estado.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram 43 mm em Rio Grande, 37 mm em Bagé, 34 mm em Jaguarão, 30 mm em Encruzilhada do Sul, 23 mm em Camaquã, 22 mm em Dom Pedrito e 20 mm em Alegrete.
O sensor GLM do satélite GOES-16 identificou 5.198 raios em Livramento, 3.986 em Dom Pedrito, 3.130 em Alegrete, 2.769 em Piratini, 2.351 em Canguçu, 2.318 em Rosário do Sul, 2.202 em Itaqui, 2.183 em Pedras Altas e 2.049 em Bagé.
A instabilidade esteve associada ao avanço de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão que provocou muita chuva no Centro da Argentina e no Sul do Uruguai com tempestades severas isolados.
Punta Indio, na província de Buenos Aires, registrou 196 mm, volume recorde em 24 horas que superou o recorde anterior de 147 mm em 8 de fevereiro de 1993. No Centro e no Sul do Uruguai, a chuva somou mais de 50 mm em alguns pontos.
O risco de chuva localmente forte e de temporais prossegue na tarde e noite de hoje no Sul do Brasil. As áreas de maior risco são a Metade Norte (Centro para o Norte) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
No caso do Rio Grande do Sul, os locais com maior risco de episódios de temporais isolados e de chuva forte são o Noroeste, o Médio e Alto Uruguai, o Planalto Médio, a Serra e os Aparados, e o Litoral Norte gaúcho, embora não se afaste o risco de forma muito isolada em outras áreas.
Os temporais localizados podem ser fortes a severos em alguns pontos com risco de queda de granizo e vendavais, em particular no estado de Santa Catarina que pode ter a formação de numerosos núcleos de forte instabilidade localizados durante a tarde desta quinta-feira.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.