Anúncios

Depois de muitos dias frios e uma primeira quinzena de julho gelada e de muita chuva com dois ciclones e enchentes históricas, os gaúchos devem se preparar para enfrentar agora uma longa sequência de dias de calor.

A MetSul Meteorologia antecipa o ingresso de ar mais quente pelo Noroeste do Rio Grande do Sul a partir de hoje e que vai determinar uma sequência de dias com tardes muito quentes para julho a partir de amanhã.



Os mapas acima mostram as anomalias de temperatura, ou seja, o desvio térmico para cima ou para baixo em relação à média, da tarde de ontem e o projetado para a tarde de depois de amanhã pelo modelo norte-americano GFS que está disponível na seção de mapas. 

A diferença é brutal. Sairemos de uma tarde de ontem com marcas entre 4ºC e 12ºC para máximas perto dos 30ºC amanhã e possivelmente acima dos 30ºC no domingo.

Dados indicam que entre este sábado e quarta ou quinta da semana que vem todas as tardes teriam máximas ao redor ou acima de 30ºC no Estado com possibilidade de registros até de 31ºC a 32ºC na Grande Porto Alegre e nos vales. Um bloqueio atmosférico favorecerá a sequência de dias de temperatura muito acima da média.

O Rio Grande do Sul sairá sem escala do rigor do inverno para um clima mais típico de outubro.

Anúncios