Anúncios

O primeiro episódio de calor extremo de verão com marcas de 40ºC já tem data para chegar e vai proporcionar uma sequência de dias com tardes escaldantes no Rio Grande do Sul, projeta a MetSul Meteorologia.

Mapa de calor

Semana vai terminar con muito calor no Rio Grande do Sul | METSUL

Uma massa de ar muito quente vai tomar conta do Rio Grande do Sul durante a segunda metade desta semana e provocar uma elevação muito acentuada da temperatura tanto em Porto Alegre e no interior.

O verão astronômico começa oficialmente com o solstício às 12h03 do dia 21 de dezembro, mas o chamado verão meteorológico teve início no dia 1º, marcando o começo do período mais quente do ano.

Faz calor com máximas de 30ºC a 33ºC nesta quarta (3) no Centro, Oeste e o Noroeste do Rio Grande do Sul, mas a escalada da temperatura terá início a partir desta quinta (4) com máximas de 32ºC a 35ºC na maioria das regiões, incluindo o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre.

Na sexta-feira (5), o calor aumenta ainda mais com marcas de 32ºC a 35ºC na maioria das cidades gaúchas, exceção das mais elevadas da Serra e perto da costa. Em localidades dos vales, do Centro e do Noroeste haverá pontos com 35ºC a 38ºC à tarde.

O sábado (6) pode marcar o pico de intensidade deste episódio de calor excessivo no Rio Grande do Sul com uma tarde que será tórrida em um grande número de município do estado.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que as máximas no sábado vão fica entre 35ºC e 38ºC em quase todo o Rio Grande do Sul. Marcas de 38ºC a 40ºC podem ocorrer no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e na Grande Porto Alegre. Não se descarta que a temperatura passe de 40ºC em alguns municípios. Até na Serra vai fazer muito calor com máximas de 32ºC a 35ºC em diversas cidades.

No domingo (7), o calor cede em intensidade no Sul e no Leste do estado, mas nas demais regiões prossegue e em alguns pontos pode até aumentar. Dados indicam para a tarde do domingo máximas de 35ºC a 40ºC no Oeste, Noroeste e o Centro do estado com possibilidade de marcas acima de 40ºC em alguns pontos.

Veja os mapas de temperatura e os piores dias de calor

Os mapas a seguir mostram a projeção de temperatura do modelo meteorológico alemão Icon para as tardes de amanhã (4), sexta-feira (5), sábado (6) o domingo (7) no Sul do Brasil.

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa no mapa, na maioria das regiões gaúchas, os piores dias de calor vão ser a sexta e o sábado, entretanto o domingo ainda terá calor excessivo a extremo em parte do território gaúcho.

La Niña favorece calor excessivo

A La Niña, fase fria do Pacífico Equatorial, costuma alterar a circulação atmosférica de forma que o Rio Grande do Sul receba menos chuva e enfrente temperaturas mais altas durante o verão. Essa combinação é resultado de mudanças nos padrões de vento e na posição da umidade que normalmente chega ao Sul do Brasil.

Quando há La Niña, a convecção — ou seja, a formação de nuvens carregadas — tende a se concentrar mais ao Centro-Norte do país e em áreas próximas ao Sudeste Asiático. Com isso, o Sul fica sob influência de correntes de ar mais seco, o que reduz a frequência e a intensidade das chuvas típicas da estação com maior incidência de radiação solar sobre o solo. Essa combinação aumenta o risco de ondas de calor, com temperaturas acima da média e maior duração dos episódios de calor extremo.

Anúncios