Anúncios

Primeira tarde do verão 2023-2024 terá temporais típicos desta época do ano que são formados pela combinação de calor e umidade | DENIS GOERL

O primeiro dia do verão pode ter temporais isolados no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, sob a influência de uma massa de ar quente e úmida em que o calor vai formar nuvens carregadas principalmente em horas da tarde para a noite sobre a região.

O sol predomina no Sul do país nesta sexta-feira, embora acompanhado de nuvens. O período da manhã terá tempo muito aberto com céu claro em diversas áreas, o que vai favorecer a elevação da temperatura e levar ao calor.


A maioria das cidades gaúchas terá temperaturas perto e ao redor dos 30ºC na tarde desta sexta antes da ocorrência da chuva. Na região da Grande Porto Alegre, a previsão é de máximas à tarde entre 31ºC a e 33ºC na maior parte dos municípios com maior aquecimento no Vale do Sinos.

Devido ao aquecimento, da tarde para a noite, a atmosfera se instabiliza no Rio Grande do Sul sob a elevada umidade que traz abafamento. Nuvens carregadas tendem a se formar em diversas regiões na segunda metade do dia com pancadas de chuva.


Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa de curta duração com chance de acumulados muito altos de precipitação localizados em alguns municípios, condição comum em nuvens de maior desenvolvimento vertical formadas pelo calor nesta época do ano.

A MetSul Meteorologia adverte ainda que entre a tarde e a noite de hoje podem se dar alguns temporais isolados com registros de raios. Não se pode descartar a possibilidade de, em pontos isolados, ocorrer vento forte (vendaval) ou queda de granizo.

Os mapas abaixo mostram as projeções de refletividade do modelo de alta resolução WRF para a tarde e noite de hoje em que se observa como fortes áreas de instabilidade devem se formar e migrar de Oeste para Leste com chuva e temporais localizados.

Como se observa, a instabilidade na segunda metade desta sexta-feira e na próxima madrugada pode afetar também setores de Santa Catarina. No Paraná, embora se espere chuva isolada pelo calor hoje, as precipitações devem acontecer em poucos pontos.

Sempre recordamos que nesta época do ano, durante os meses quentes do calendário, estas instabilidades que se formam pela combinação de calor e umidade são localizadas e não raro extremamente isoladas, até na escala de poucos bairros de uma cidade.

Assim, é possível se antecipar o risco de chuva forte ou de temporal isolado passageiro para uma região maior várias horas antes, entretanto não é possível se prognosticar com maior antecedência – exceto em curto prazo por nowcasting – quais pontos específicos podem ter chuva forte ou tempestade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios