Anúncios

Primeiro dia do verão terá sol e calor na maior parte do Brasil. Aquecimento traz pancadas de chuva da tarde para a noite em todas as regiões do país. No Rio de Janeiro (foto\, o sol predomina em dia muito quente. | FÁBIO TEIXEIRA/ANADOLU/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O verão astronômico começa nesta sexta à 0h27 com o solstício (leia aqui a previsão para o verão 2024). A estação começa sob a influência do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico. Desde 2015, o verão não se iniciava com o Pacífico tão aquecido e as águas mais quentes na faixa equatorial do oceano devem influenciar o clima no Brasil ao longo da estação.

O primeiro dia do verão terá condições típicas da estação em todas as regiões do Brasil. Nesta época do ano, a condição predominante no país é de sol e calor com pancadas de chuva e temporais isolados mais da tarde para a noite pela combinação de calor com umidade, justamente o que se espera no primeiro dia da estação.


No Sul do Brasil, o sol aparece com nuvens nesta sexta-feira e faz calor. Máximas de 32ºC a 33ºC nos vales e na Grande Porto Alegre. Pancadas chuva, algumas fortes a intensas, atingem a maioria das regiões gaúchas da tarde para a noite. Há o risco de temporais isolados. Instabilidade afeta ainda Santa Catarina e o Paraná na segunda metade do dia, em especial pontos do Oeste.

No Sudeste, sol e nuvens em vários pontos da região. Maior presença de nuvens em Minas Gerais, onde já chove desde cedo em alguns pontos. A instabilidade aumenta da tarde para a noite com pancadas do Centro para o Norte paulista, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Serão pancadas isoladas. Em Minas, por sua vez, chove em muito maior número de pontos e com alto risco de precipitações isoladamente intensas e com temporais.


No Centro-Oeste, a sexta-feira que marca o começo do verão terá variação de nuvens com sol e pancadas de chuva. As pancadas localizadas ocorrem mais no Mato Grosso e em Goiás enquanto no Mato Grosso do Sul tendem a ocorrer de forma mais isolada e principalmente no Norte do estado.

No Nordeste do Brasil, sol e nuvens na maior parte da região com pancadas isoladas no decorrer do dia pelo ar tropical em pequeno número de pontos. No geral, o tempo firme predomina. Chance maior de pancadas no Oeste da Bahia e em pontos do Piauí, Ceará e Maranhão.

Por fim, no Norte do Brasil, onde parte da região está no chamado inverno amazônico (estação chuvosa), a sexta-feira terá sol, nuvens e pancadas. A chuva ocorre mais em pontos do Amazonas, Pará, Tocantins e Acre. Em Roraima e no Amapá, o tempo firme predomina com muito calor e qualquer instabilidade será bastante isolada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios