Setembro logo no seu começo já tem uma incursão de ar frio e que não será a última do mês, afinal os dados dos modelos numéricos indicam a possibilidade de chegar entre os dias 8 e 9 uma massa de ar polar, portanto na segunda metade da próxima semana. A primeira quinzena de setembro, assim, terá dois episódios de frio.

Esta incursão de ar frio não é tão forte como a mais recente que ingressou no domingo passado e que trouxe uma sequência de dias com marcas negativas no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que se aproxima vai derrubar mais uma vez a temperatura entre hoje e amanhã. A queda da temperatura já será sentida em diversas regiões no final do dia de hoje, quando ocorrem as mínimas do dia e a sensação será de frio.

Será neste sábado, contudo, que o resfriamento será mais generalizado no território gaúcho e tende a se acentuar. Com a chegada do ar frio, o tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul amanhã, mas ainda haverá maior nebulosidade com chuva leve ou garoa no Sul e no Leste do estado, especialmente na primeira metade do dia, com melhora posterior.

O domingo deve ter tempo mais aberto no território gaúcho. A massa de ar frio vai estar associada a um centro de alta pressão que vai se deslocar da Argentina para o Rio Grande do Sul e que vai estar sobre o estado no domingo com 1.028 hPa. Por isso, as madrugadas de domingo e da segunda-feira tendem a ser as mais frias.

Embora as madrugadas de temperatura baixa, a previsão do tempo da MetSul é que as tardes não repitam o frio observado nas tardes do começo desta semana, quando na maioria dos locais as máximas não superaram os 15ºC. Desta vez, pela menor potência do ar frio, as tardes vão ser mais amenas e até agradáveis sobre a presença do sol.

Primeiras mínimas negativas de setembro

A temperatura vai declinar acentuadamente com noites frias neste fim de semana e na segunda-feira no Sul do Brasil. As mínimas vão cair abaixo de 5ºC em grande número de municípios. Nas duas madrugadas mais frias, de domingo e segunda, marcas muito baixas de -3ºC a -5ºC podem ser anotadas, por exemplo, na região de São José dos Ausentes, nos Aparados. Marcas negativas são esperadas ainda em várias outras localidades serranas.

O amanhecer do domingo pode ter até 6ºC em Porto Alegre e 3ºC a 4ºC em cidades da área metropolitana. Na segunda-feira, 7ºC ou 8ºC na capital e até 3ºC ou 4ºC nos pontos mais frios da Grande Porto Alegre. A maioria dos municípios gaúchos deverá ter marcas de 2ºC a 5ºC nas duas madrugadas com marcas perto de 0ºC em várias localidades.

Característica notável na atuação desta massa de ar frio será o perfil muito seco da atmosfera com até 1% de umidade no nível de 700 hPa, correspondente a 3 mil metros de altitude. Isso vai favorecer intenso resfriamento noturno com geada em muitas cidades. Na segunda, embora ainda faça muito frio, são esperadas mínimas mais altas na maioria dos municípios que durante o domingo.

O Planalto Sul Catarinense e várias cidades de Santa Catarina também devem ter marcas perto ou abaixo de 0ºC, especialmente nas madrugadas do domingo e da segunda-feira. Esfria também no Paraná, mas não são previstas marcas tão baixas quanto as prognosticadas para os estados gaúchos e catarinense.

Em São Paulo, o resfriamento será mais sentido no Sul e no Leste do estado paulista. A capital paulista pode ter mínima de 11ºC no domingo, dia que será o mais frio na cidade, e de 12ºC na madrugada da segunda-feira. Já na cidade do Rio de Janeiro, o ingresso do ar frio se dá durante o domingo com rajadas de vento, o que vai proporcionar um começo de semana com dias bastante agradáveis na capital fluminense.

Previsão de geada

A massa de ar trará as primeiras ocorrências de geada deste mês de setembro no Sul do Brasil. Uma vez que não se trata de uma incursão tão forte quanto a do começo desta semana ou que se compare com as dos dias 18 e 19 de agosto, a geada não serão tão generalizada como nos dois mais recentes episódios de frio.

Os mapas acima mostram as projeções de geada do modelo meteorológico canadense para o amanhecer de amanhã, domingo, segunda e terça. Observa-se a tendência de gear em um maior número de municípios nas madrugadas do domingo e da segunda-feira. A partir de terça, o número de locais com geada diminuiu drasticamente. A geada deve ocorrer principalmente em municípios gaúchos e catarinenses.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de geada neste boletim e outros de demais modelos com prognósticos de geada podem ser consultados pelo nosso assinante na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.