O tempo já começou a mudar neste domingo no Rio Grande do Sul com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva em algumas regiões com áreas de instabilidade que avançaram a partir do Nordeste da Argentina e ingressaram com chuva e trovoadas ainda durante a manhã pela Fronteira Oeste gaúcha.
TEMPO | Mapa de raios animado mostra as descargas no Rio Grande do Sul entre 14h e 18h deste domingo pelo sensor GLM do satélite GOES-16. Acompanhe os raios em https://t.co/JSCib3FUN7. pic.twitter.com/h1X4DYpeKn
— MetSul.com (@metsul) August 14, 2022
Em Porto Alegre, o Dia dos Pais teve céu azul com ingresso de nuvens altas durante a manhã, mas com a atuação de áreas de instabilidade no interior e o aumento da nebulosidade sobre o estado, o céu passou a encoberto durante a tarde, o que aumentou ainda mais o abafamento. A temperatura neste domingo na capital variou entre 11,3ºC e 26,7ºC, ficando acima da máxima de Campo Bom, o que não é comum.
TEMPO | O tempo começa a mudar em Porto Alegre. De manhã, céu azul e ingresso de nuvens altas. À tarde, céu encoberto. Fotografias de @fernao_berthold e @GabrielCDegani. pic.twitter.com/sTM7v1N9UG
— MetSul.com (@metsul) August 14, 2022
A grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul ocorre nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria a partir da Argentina e que no começo da noite deste domingo estava atuando entre o Norte da Patagônia e a província de Buenos Aires.
A frente fria traz muitas nuvens, chuva e trovoadas de manhã no Oeste e no Sul gaúcho enquanto na Metade Norte o sol aparece com nuvens. Na faixa central do estado, o que inclui Porto Alegre, sol e nuvens com chance de chuva isolada e passageira.
A frente avança pelo território gaúcho entre a tarde e a noite, o que vai levar chuva e trovoadas a todas as regiões até o final desta segunda. Risco de chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo no deslocamento da frente fria pelo estado gaúcho, uma vez que os dados indicam potencial para nuvens carregadas com características de tempestades. Em Porto Alegre e região, a instabilidade maior na segunda-feira se dará à noite, no fim do dia.
No Oeste e no Sul, onde chove desde cedo, a temperatura se eleva menos. No Centro e na Metade Norte, tempo abafado com rajadas de vento Norte. A MetSul Meteorologia adverte que as rajadas de vento Norte em alguns pontos antes da chuva podem ser de forte intensidade, atingindo valores entre 70 km/h e 90 km/h, o que vai elevar fortemente a temperatura.
Na terça-feira, a frente fria se desloca mais para Norte com muitas nuvens e chuva no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e pontos do Oeste e do Sul de São Paulo. No restante do território gaúcho, o tempo tende a apresentar melhoria. Ao avançar para Norte, o sistema frontal provocará chuva localmente a forte e não são descartados temporais isolados, sobretudo no Mato Grosso do Sul.
O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 9h de quarta-feira. Este e outros modelos de chuva podem ser consultado com duas a quatro atualizações diárias pelo assinante em nossa seção de mapas. Estes totais de chuva não serão os definitivos da semana, uma vez que a segunda frente fria entre quinta e sexta trará chuva mais ampla no Brasil.
A segunda frente fria vai avançar pelo Centro-Sul do Brasil entre quinta e sexta-feira, precedendo uma forte massa de ar polar, e deve trazer chuva acompanhada de temporais, com alto risco de vendavais, em diversos estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.