Anúncios

Sol vai seguir predominando com algumas nuvens na costa catarinense nos próximos dias | DENIS GOERL

A mesma massa de ar quente que vem castigando o Rio Grande do Sul com calor excessivo nestes dias também afeta as condições do tempo no vizinho estado de Santa Catarina com forte calor em diversas localidades.

Depois de um período de grande instabilidade com chuva volumosa em algumas cidades e alguns temporais fortes com vítimas, casos dos municípios de Chapecó e de Rodeio, o sol tem predominado e favorecido uma maior elevação da temperatura.


Nesta quarta-feira, por exemplo, o calor no Oeste catarinense atingiu 37,2ºC em Caibi, 35,3ºC em Águas Frias, 34,2ºC em São Miguel do Oeste e 33,3ºC em Chapecó, de acordo com dados da Epagri-Ciram.

Na maioria das cidades do Meio-Oeste, as máximas não chegaram a ser muito elevadas, apesar de superarem os 30ºC. Onde o calor foi mais intenso, assim como no Oeste, foi em localidades mais perto da costa com marcas acima de 35ºC em alguns pontos.


No Sul catarinense, as máximas nesta quarta-feira à tarde atingiram 34,3ºC em Gravatal e ficaram na casa de 33ºC em cidades como Tubarão, Nova Veneza, Jacinto Machado e Criciúma.

O calor foi muito intenso na região da Grande Florianópolis, onde as estações da Epagri acusaram máximas de 37,4ºC em Águas Mornas, 36,0ºC em Santo Amaro da Imperatriz, 35,6ºC em Antônio Carlos e 34,3ºC em São José. Na capital Florianópolis, a temperatura subiu a 34,8ºC na sede da Epagri, na ilha.

Calor intenso também em pontos do Nordeste de Santa Catarina. Os termômetros indicaram hoje máximas de 36,7ºC em Joinville, 35,9ºC em Camboriú, 35,8ºC em Garuva e Lontras e 35,3ºC em Indaial.

Para quem está desfrutando férias em Santa Catarina ou tem viagem marcada, as notícias não podiam ser melhores. As condições de balneabilidade de diversas praias preocupam, mas as condições do tempo nos próximos dias devem ser excelentes.

O sol predomina até o domingo em Santa Catarina, inclusive nas praias, com calor. Nuvens até aparecem, mas não se projeta céu nublado ou encoberto exceto de forma passageira e em poucos pontos. O que o calor pode gerar é chuva ou temporal bastante isolado de verão entre a tarde e a noite, mas, novamente, em poucos lugares.

O calor, inclusive, deve aumentar em diversas cidades catarinenses com possibilidade até de marcas de 37ºC a 39ºC em cidades do Oeste, da Grande Florianópolis, do Sul e do Nordeste catarinense nos próximos dias.

Na semana que vem é que se espera um aumento dos índices de umidade sobre o estado de Santa Catarina, o que combinado com o ar quente deve favorecer pancadas de chuva muito mais frequentes e em maior número de cidades.

Com isso, o risco de temporais de verão que ocorrem mais da tarde para a noite, alguns fortes a severos com possibilidade de danos em pontos bastante isolados, aumentará significativamente no território catarinense na próxima semana.

Anúncios