Anúncios

Dias luminosos e de muito sol são esperados nesta sexta e durante o fim de semana | FERNANDO OLIVEIRA

Os gaúchos terão uma sequência de quatro a cinco dias, conforme a região, em que o sol vai predomina no estado. O tempo melhorou hoje no território gaúcho com a presença do sol em todas as regiões e deve permanecer firme ainda nesta sexta-feira e durante o fim de semana, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Esta trégua de até cinco dias na chuva será extremamente importante para que baixem os níveis dos rios, ainda muito altos em diversas localidades. Muitas áreas do estado seguem inundadas, especialmente na Grande Porto Alegre e na Fronteira Oeste, que sofre com uma grande cheia do Rio Uruguai.


Uma das características do El Niño no Rio Grande do Sul é trazer eventos de chuva extrema em sequência com alta frequência de tempo chuvoso, assim quase não há tempo para que os rios baixem entre um episódio e outro de chuva excessiva.

Ar mais seco e de alta pressão passou a cobrir o Rio Grande do Sul hoje, o que explica a grande amplitude térmica com frio de 12ºC cedo em cidades da Serra e calor de até 30ºC durante a tarde em municípios dos vales e do Noroeste do estado.


Este padrão se repete hoje e durante o fim de semana. O tempo muito aberto e seco vai favorecer noites frias para esta época do ano, uma semana antes do mês de dezembro.

Os Campos de Cima da Serra, por exemplo, podem anotar mínimas ao redor dos 4ºC ou 5ºC em São José dos Ausentes no fim de semana. Porto Alegre pode amanhecer com 13ºC amanhã, porém em bairros do Sul da cidade e pontos da área metropolitana pode fazer até 10ºC.

As tardes gradualmente tendem a se tornar mais quentes, mas sem forte calor na capital. Hoje e no fim de semana, os termômetros devem indicar 31ºC a 33ºC no Noroeste.

O Rio Grande do Sul vai estar nesta sexta-feira sob a influência de centro de alta pressão de 1.024 hPa na altura do Rio da Prata, o que vai garantir um dia de tempo firme em todo o estado.

O sol aparece e predomina ao longo do dia em todas as regiões gaúchas, até com momentos de céu claro em algumas áreas, entretanto no decorrer do período devem ser esperadas algumas nuvens esparsas na maioria das localidades gaúchas.

O dia começa frio para o fim de novembro ou ameno, conforme o município, mas será agradável com maior aquecimento em cidades do Noroeste do estado.

A chuva volta para vários pontos da Metade Norte gaúcha na segunda-feira e em maior número de locais do estado na terça, como deve ser o caso de Porto Alegre. Modelos indicam o risco de chuva volumosa no Norte gaúcho na primeira metade da semana que vem.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios