Anúncios

Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Os volumes de chuva devem ser satisfatórios para a agricultura na maior parte do Centro-Sul do Brasil nos próximos sete dias. As precipitações devem aumentar no Centro-Oeste e serão volumosas em partes do Sul do Brasil e da Região Sudeste.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo Icon do serviço meteorológico alemão e está disponível ao assinante da MetSul com quatro atualizações diárias na seção de mapas.


No Sul do Brasil, os acumulados de chuva devem ser mais altos no Oeste da região. Pode chover muito nos próximos dias em pontos do Oeste e do Norte do Rio Grande do Sul, e do Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Acreditamos que em algumas localidades os volumes devem ficar acima do indicado pelo modelo com marcas entre 100 mm e 150 mm.

Alerta para Minas Gerais 

O mapa do modelo icon mostra que Minas Gerais deve ser o estado com mais chuva nos próximos sete dias no Sudeste do Brasil. Os acumulados sugerem temporais com chuva muito intensa e capazes de gerar inundações repentinas, alagamentos e deslizamentos de terra. 

A MetSul adverte que nos próximos quinze dias os totais de chuva no território mineiro devem ser significativamente altos com acumulados em algumas áreas entre 300 mm e 400 mm no período. 

Clique aqui e veja a tendência de chuva para o seu município

Se por um lado a chuva volumosa beneficiará o setor elétrico com elevados índices de precipitação na região de Furnas, por outro a chuva muito volumosa pode trazer transtornos para a população e situações de risco à vida como deslizamentos de encostas, enxurradas e cheias. Belo Horizonte e a Grande BH estão entre as áreas de risco de chuva excessiva neste fim de ano e no começo de 2021. 


Pouca chuva 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Se algumas áreas terão bastante chuva, outras terão pouco. São os casos de muitas localidades do Sul do Rio Grande do Sul, onde na maioria das cidades pouco deve chover nos próximos sete dias com acumulados mais satisfatórios apenas isolados. 

Anúncios