Fernando Oliveira

O Rio Grande do Sul tem uma tarde fria típica de inverno nesta segunda-feira (31), no último dia do chamado inverno climático (trimestre junho a agosto). A temperatura às 15h era baixa na maioria das regiões gaúchas, mas, especialmente, em cidades de maior altitude. No horário, os termômetros indicavam 8ºC em Gramado, Canela e Farroupilha, e 9ºC em São Francisco de Paula.

Nos vales, a temperatura às 15h desta segunda era de 12ºC em Feliz e Teutônia. Já na Grande Porto Alegre, os registros no horário eram de 13ºC em Parobé e São Leopoldo. Campo Bom tinha 12,5ºC. Em Porto Alegre (foto), os dados horários indicaram 13ºC na maior parte das estações da cidade.

Frio também em outras regiões do Rio Grande do Sul. Às 15h, a temperatura era de 8ºC em Soledade, 10,4ºC em Livramento, 10,7ºC em Caçapava do Sul, 11,3ºC em Santa Vitória do Palmar, 11,7ºC em Camaquã, Rio Grande e Dom Pedrito, 12,2ºC em Jaguarão, 12,9ºC em Quaraí, e 13,2ºC em Rio Pardo.

Uma frente semi-estacionária atua sobre o Rio Grande do Sul e traz muitas nuvens. Em áreas mais ao Norte e o Noroeste do Estado a temperatura se encontra mais alta com a presença de ar mais quente ao Norte do sistema frontal. O frio se concentra mais no Sul, no Centro, parte do Oeste e no Leste do estado gaúcho. Nas próximas horas, espera-se que a frente ganhe atividade com chuva e ocasionais trovoadas no Centro, Oeste e Sul do Rio Grande do Sul.