O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A massa de ar quente segue sobre o estado e traz mais um dia muito quente e escaldante em diversas cidades com marcas que superam os 35ºC em grande número de municípios.
Modelos numéricos vinham indicando durante grande parte da semana que a onda de calor atingiria seu ápice em parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com marcas ao redor ou acima de 40ºC hoje entre os vales e a Grande Porto Alegre, mas nas últimas rodadas acabaram por reduzir a intensidade do calor.
Mesmo assim, esta sexta-feira vai ser muito quente. Setores do Noroeste do estado e do Nordeste gaúcho, como os vales, a Grande Porto Alegre e a Serra, devem ter o calor mais intenso numa tarde escaldante com máximas 6ºC a 8ºC acima do que é normal para janeiro.
As máximas nos vales, na região metropolitana e no Noroeste podem atingir marcas entre 36ºC e 38ºC, não se descartando valores superiores em pontos isolados, e a sensação vai ser de tempo muito abafado e pesado ante a maior umidade da atmosfera.
Com o aquecimento acentuado, nuvens esparsas darão lugar à chuva isolada típica de verão em diferentes áreas do território gaúcho da tarde para a noite. Uma vez que vai estar muito quente, há risco de alguns temporais localizados. A MetSul observa, no entanto, que a chuva tende a atingir menos localidades que ontem e que o risco de tempo severo é menor que na quinta.
No fim de semana, o tempo segue quente no Rio Grande do Sul e o sol vai aparecer com chuva da tarde para a noite em mais cidades. O domingo, em especial, deverá ter chuva em número maior de municípios gaúchos e forte em alguns pontos com possíveis temporais localizados.