Anúncios

Previsão do tempo da MetSul indica que os dias com maior chance de chuva em Porto Alegre nesta semana são hoje, a sexta-feira e o sábado com predomínio do tempo firme no meio da semana | PEDRO PIEGAS/PMPA

A semana que começa no Rio Grande do Sul oferecerá uma prévia do outono com o ingresso de uma massa de ar mais frio na sequência da frente fria que traz instabilidade e chuva neste começo de semana, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. Grande parte dos dias será de temperatura agradável, mas não necessariamente de tempo firme, uma vez que se espera chuva agora no início e novamente no final da semana.

A segunda-feira no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens e terá o predomínio de céu nublado a encoberto na maior parte do estado. Uma frente fria atua no território gaúcho e traz instabilidade. Chove e garoa no decorrer do dia em muitos municípios, especialmente da Metade Norte, mas, em geral, os volumes tendem a ser baixos na maioria das cidades em que houver precipitação.

Ar mais frio começa a ingressar no estado a partir do Sul, e com a abundante nebulosidade e instabilidade, a temperatura pouco se eleva e vai estar amena. Em muitas cidades, as máximas desta segunda-feira devem ficar apenas entre 21ºC e 24ºC em dia bastante agradável.

Na terça-feira, o sol aparece com nuvens no Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Em áreas mais ao Norte do estado, a nebulosidade predomina ainda e chove, especialmente durante a madrugada, a manhã e parte da tarde. Em alguns pontos, a chuva pode ser forte. A massa de ar mais frio toma conta do estado em dia bastante agradável e que começa com frio na Campanha e na fronteira com o Uruguai.


Na quarta-feira, a previsão do tempo da MetSul aponta que o tempo firme vai marcar o dia no Rio Grande do Sul com a atuação da massa de ar frio associada a um centro de alta pressão sobre o Atlântico a Leste do estado. A madrugada será fria para esta época do ano em quase todas as regiões com mínimas de 10ºC a 15ºC, inclusive na Grande Porto Alegre, mas cidades serranas vão ter menos de 10ºC nos Aparados. Já a tarde será bastante agradável.

A quinta-feira, por sua vez, terá a presença outra vez do sol em todas as regiões gaúchas. O dia ainda começa um pouco frio ou ameno, mas com mínimas mais altas do que na véspera na maior parte da cidades. Aquece também mais à tarde, que ainda deve ser agradável na maioria dos municípios. A temperatura se eleva mais no Oeste e Noroeste. Não se afasta chuva muito isolada de verão à tarde em cidades do Noroeste e do Norte perto de Santa Catarina.

Na sexta-feira, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul, mas algumas áreas já devem ter chuva de manhã. Da tarde para a noite, a instabilidade vai aumentar e se projeta chuva na maior parte das cidades gaúchas e de todas as regiões. Isoladamente, a chuva pode ser forte. Com a instabilidade, a temperatura tende a subir menos.

No sábado, a previsão do tempo nossa na MetSuk aponta mais instabilidade. Aberturas de sol até podem ocorrer em alguns pontos, mas novas áreas de instabilidade vão avançar para o Rio Grande do Sul a partir do Uruguai e da Argentina com chuva e risco de temporais isolados. Já chove no começo do dia ainda por efeito da instabilidade da véspera, mas será da tarde para a noite que a chuva aumenta e atinge maior número de cidades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios