Anúncios

EBC/Agência Brasil

O sol até aparece com nuvens em diferentes pontos de São Paulo, mas hoje e nos próximos dias o ar tropical quente e úmido favorece instabilidade. 

A configuração atmosférica para esta terça-feira (2) indica instabilidade em grande parte do estado de São Paulo devido ao transporte de umidade oriunda da região amazônica por correntes de vento associadas a áreas de alta pressão sobre o Oceano Atlântico.


Somam-se perturbações nos níveis mais altos da troposfera que geram levantamento vertical, favorecendo a formação de nebulosidade com capacidade para chuva e tempestades isoladas. 

Destaca-se a região Sul do estado de São Paulo, onde devem ocorrer as instabilidades com maior intensidade em que se espera chuva com acumulados acima de 60 milímetros em curto período de tempo e tempestades capazes de gerar alta incidência de raios e ventos acima de 60 km/h.

No geral, o dia será de temperaturas amena. No início da manhã e à noite, a temperatura mínima fica entre 18ºC e 20ºC em grande parte do estado e as máximas entre 25ºC e 27ºC durante a tarde. O começo e o final do dia terão temperaturas relativamente baixas, entre 13ºC e 15ºC, em algumas áreas da Serra da Mantiqueira.


Na capital paulista, a terça-feira será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e chance de tempestades isoladas, principalmente no período entre a tarde e a noite. O vento soprará de Norte pela manhã e terminará o dia de Sudeste, sem grande intensidade.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Este quadro de instabilidade com chuva e tempestades isoladas, principalmente entre a tarde e noite, deve permanecer no estado pelos próximos dias, aumentando de intensidade gradativamente devido em grande parte a um processo de formação de uma região de baixa pressão atmosférica centrada entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Leste de Santa Catarina. Esta baixa pressão prolongará áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

Anúncios