Anúncios

Agência Brasil/EBC

Frente fria vai reforçar a instabilidade no final desta semana no estado de São Paulo com risco de chuva localmente forte e temporais. 

Pontos do Norte, Sul e a capital do estado de São Paulo registraram pancadas de chuva intensa e isolada nas últimas 24 horas. Em São José do Rio Preto os pluviômetros acusaram 38 mm e em Bom Sucesso de Itararé 36 mm. Na capital paulista os acumulados ficaram em torno de 20 mm na região sul da cidade, bem como em São Bernardo, no ABC Paulista. 


Embora os acumulados soem baixos, a chuva ocorreu em curto período de tempo com forte intensidade, sendo responsável por diversos pontos de alagamento e também queda de granizo.

A formação de um sistema de baixa pressão entre o Leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Oceano Atlântico somada ao avanço de uma frente fria associada a este sistema faz com que a tendência para o quadro de instabilidade persista nos próximos dias.

Destaque para acumulados de chuva superiores a 80 mm nas próximas 96h no Oeste, Sul e Leste do estado. Além de chuva significativa, o quadro é favorável à formação de tempestades intensas com probabilidade para alta incidência de raios, vendavais e eventual queda de granizo. 

As tempestades devem ocorrer também, porém de modo mais isolado, mas ainda assim com forte intensidade, no Centro e no Norte do estado.


Nesta quinta-feira, o quadro denominado pré-frontal, associado ao transporte de ar quente vindo de Norte, será responsável por temperaturas mais altas no estado. Já na sexta-feira, a frente ingressa e atinge todo o estado no decorrer do dia.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O sistema frontal deverá ficar estacionário sobre o estado de São Paulo durante o final de semana com predominância de céu nublado com chuva e tempestades de modo generalizado, além de vento com velocidade média acima de 20 km/h e rajadas superiores a 60 km/h em alguns pontos. 

Anúncios