Anúncios

Sul

Mais um dia em que o vento terá papel decisivo no comportamento do tempo em parte do Sul do país. Hoje, um sistema de alta pressão atmosférica com vento girando no sentido anti-horário transporta umidade em direção ao continente com manutenção das nuvens na faixa Leste de toda a região. Chuva e garoa em pontos do Leste da região.

Por outro lado, no interior, sobretudo nos municípios a Oeste, o ar seco inibe a formação de nuvens com elevados índices de radiação ultravioleta, calor e umidade relativa do ar ao redor de 30%. A temperatura poderá passar de 30°C com expectativa das maiores marcas serem registradas entre o Norte e Oeste do Paraná com 33ºC a 35°C.


Sudeste

Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deixa o tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva que poderão gerar acumulados localmente expressivos de precipitação entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Modelos projetam risco de eventos localizados de chuva forte a torrencial.

Ao mesmo tempo, São Paulo terá o domínio do ar seco com sol, sobretudo durante a tarde que tem previsão de máximas entre 32ºC de 34°C em grande parte das áreas. No Vale do Paraíba e Litoral ainda resta umidade com nuvens e risco de chuva passageira. Na capital paulista, o dia terá alternância entre períodos de sol e nuvens com temperatura oscilando entre 19ºC e 28°C. Não se afasta chuva passageira.


Centro-Oeste

A ZCAS será a responsável pela presença de nuvens e das pancadas de chuva nesta quarta-feira, especialmente entre as cidades de Mato Grosso e Goiás. Pulsos de chuva forte e isolada poderão ocorrer. A cobertura de nuvens sustenta o abafamento, mas de uma forma geral a máxima não passa muito de 28°C. Simultaneamente o tempo fica mais aberto com a presença do sol em grande parte do dia em Mato Grosso do Sul. Faz calor com temperatura alta e máxima de 32ºC a 34°C na grande maioria das áreas, com 37°C em parte do Norte.

Nordeste

O dia será quente em grande parte da região com previsão de tempo seco com sol e nuvens na grande maioria das capitais do Nordeste. Em Maceió a máxima será de 33°C, com previsão de 34°C em São Luís e 32°C em João Pessoa.

Entre a Metade Sul do Maranhão, Piauí e grande parte da Bahia o corredor de umidade associado a uma frente fria no mar, ZCAS, mantém a presença de muitas nuvens com possíveis aberturas de sol, porém o quadro de instabilidade irá predominar.

Pode chover forte de forma isolada e passageira hoje. Modelos atmosféricos indicam volumes baixos de precipitação entre 15 mm e 20 mm, com alguns núcleos isolados de maior acumulado.

Norte

Ar quente úmido e quente de origem tropical mantêm a variação de nuvens com aberturas de sol pela manhã com reforço da instabilidade e pancadas de chuva na maioria das áreas a tarde. A exceção ocorre entre o Acre e o Sudoeste do Amazonas onde modelos projetam predomínio de sol.

Os eventos de chuva forte tendem a ser isolados, sobretudo, entre o Noroeste do Amazonas e Sudeste do Amazonas, Sul Pará, Norte de Rondônia e em pontos do Amapá. As maiores marcas de temperatura são esperadas para o Norte do Pará, Amapá e parte do Acre com projeção de 34 a 36°C.

Anúncios