Anúncios

Imagem de satélite da madrugada desta quarta-feira mostrava muitas nuvens associadas ao jato subtropical sobre o Rio Grande do Sul e uma frente fria avançando na altura da província de Buenos Aires | NOAA

O tempo aberto e ensolarado de ontem no Rio Grande do Sul não se repete hoje no território gaúcho com aumento de nebulosidade e instabilidade que traz chuva e garoa em diversas áreas do Estado com um corredor de umidade que desce da Amazônia até o Sul do Brasil.

A chuva, assim, retorna nesta quarta-feira ao Rio Grande do Sul, mas não para todo o Estado. As nuvens aumentam e chove ao menos em parte do dia mais ao Norte do Estado em regiões como o Noroeste, Missões, Alto Jacuí, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Aparados e Serra, e praias mais próximas de Santa Catarina no Litoral Norte.


Nas demais regiões gaúchas, o dia será de sol e nuvens com período de nublado a encoberto. No Centro gaúcho e na Metade Sul gaúcha, qualquer instabilidade será isolada, passageira e com muito baixo volume, inclusive inapreciável (não registra em pluviômetro). Porto Alegre vai ter uma quarta-feira com aumento de nuvens, mas podem ocorrer aberturas de sol. Não se pode afastar precipitação muito fraca, isolada e breve.

O dia começa menos frio à medida que muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e impedem maior resfriamento noturno. Por isso, grande parte das cidades gaúchas amanhece com marcas entre 13ºC e 15ºC nesta quarta-feira. Em razão da instabilidade, a temperatura não se elevará muito no decorrer do dia na Metade Norte ao passo que no Oeste, no Centro e no Sul aquece mais e alguns pontos alcançam máximas à tarde de até 25ºC.


Uma nova massa de ar frio avança pela Argentina na retaguarda de uma frente fria que estava na altura de Buenos Aires no começo desta quarta e começa a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Sul gaúcho da tarde para a noite de hoje. A região da Campanha e de fronteira com o Uruguai deve ter registros de 12ºC a 13ºC na noite de hoje.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Esta massa de ar frio traz um amanhecer de temperatura mais baixa na quinta-feira, sobretudo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com mínimas que devem ficar abaixo dos 5ºC e podem chegar a valores entre 2ºC e 4ºC na região de fronteira com o Uruguai, logo existindo chance de formação de geada fraca e isolada em pontos da região.

Anúncios