Semana reserva dias de elevada umidade com chuva em Porto Alegre. Risco maior de chuva forte na capital gaúcha na terça-feira e em parte da quarta-feira com possibilidade de altos volumes e raios. | ANSELMO CUNHA/PMPA

A semana que começa reserva muita instabilidade e dias de elevada umidade relativa do ar no Rio Grande do Sul depois de um começo com tempo firme e temperatura muito baixa por efeito de uma massa de ar frio que trouxe as menores mínimas do ano na madrugada do domingo. A instabilidade será resultado principalmente de uma frente quente que vai se formar sobre o estado gaúcho entre terça e quarta-feira.

Esta segunda-feira será de tempo ainda firme no Rio Grande do Sul com o predomínio do sol e amplos períodos de céu claro. No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, devem aparecer nuvens altas e médias. O dia começa com prováveis bancos localizados de nevoeiro e neblina por conta da baixa temperatura. O amanhecer é muito frio com geada em várias regiões e marcas negativas em diversas localidades, especialmente do Sul, da Campanha e das áreas de maior altitude. Já a tarde será bastante agradável à medida que ao ar frio perde força. Máximas perto ou ao redor dos 20ºC na maioria dos municípios.

O tempo muda no Rio Grande do Sul durante esta terça-feira. Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, que se origina na Bolívia, traz ar quente que, ao encontrar a massa de ar frio, vai formar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumentará muito e o tempo vai se instabilizar com chuva no decorrer do dia.

O tempo já muda na Metade Oeste no começo da terça-feira e a instabilidade rapidamente avança para Leste até o período da manhã nesta terça, tomando conta do território gaúcho. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial com queda de raios e para a possibilidade elevada de queda isolada de granizo. Não podem ser descartados temporais em pontos localizados com vento muito forte. Devido ao quadro de instabilidade e ao aumento da nebulosidade, a madrugada é menos fria e a tarde terá máximas menores, embora não seja muito fria.

Na quarta, o tempo segue instável. Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul e ainda chove em diversas regiões no decorrer do dia. Permanece o risco de chuva localmente forte com raios e ocasional queda isolada de granizo. Na Metade Norte, entretanto, pela influência do ar mais quente trazido pela corrente de jato em baixos níveis, o sol pode aparecer com nuvens em parte do dia em diversas cidades com maior aquecimento. Gradualmente, porém, a frente passa de quente para fria à medida que ar mais frio avança de Sul.

Com o ingresso de ar mais quente e sob elevada umidade relativa do ar, os gaúchos devem esperar nesta semana condições de excessiva umidade sobre superfícies em apartamentos e casas com calçadas, pisos, paredes e vidros molhados. O ar mais quente e úmido vai encontrar as superfícies resfriadas após dias de baixa temperatura, trazendo a umidade por condensação.

A instabilidade não deixa o Rio Grande do Sul na quinta-feira e na sexta-feira. O Norte e o Leste do Estado vão seguir com muitas nuvens e períodos de chuva na quinta-feira, mas a partir do Oeste o tempo já começa a melhorar. Podem ocorrer aberturas de sol entre muitas nuvens em diferentes pontos. Na sexta, a instabilidade se concentra mais no Norte do Estado enquanto no Oeste, no Centro e no Sul o sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade e neblina. Ar mais frio e seco deve avançar pelo território gaúcho no sábado.