Anúncios

Temperatura sobe muito a partir desta quinta-feira em Porto Alegre (foto) e região metropolitana com tardes de muito calor no Rio Grande do Sul no final desta semana | FERNANDO OLIVEIRA

A onda de calor que se instala em países do Cone Sul segue ganhando força. As máximas na tarde de hoje superaram pelo quarto dia seguido os 40ºC na Argentina e no Oeste do Rio Grande do Sul se aproximaram dos 40ºC. A tendência é de o calor aumentar ainda mais no estado gaúcho nesta quinta e na sexta com marcas perto ou ao redor de 40ºC em muitos municípios.

A temperatura às 16h de hoje na Argentina atingia 43,7ºC em Orán (Salta) e 43,2ºC em Las Lomitas (Formosa), mas os dados finais das máximas anotadas pelo Serviço Nacional de Meteorologia que ingressariam no sistema internacional no fim desta quarta devem indicar máximas ainda mais altas no país vizinho.


No Rio Grande do Sul, estações oficiais registraram máximas hoje de 38,2ºC em Uruguaiana, 38,0ºC em São Luiz Gonzaga, 37,5ºC em Quaraí, 37,1ºC em Santa Rosa, 36,8ºC em São Borja, 36,3ºC em Santo Augusto, 36,2ºC em Alegrete e 35,5ºC em Cruz Alta.

Por sua vez, as estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura apontaram máximas na tarde de hoje de 39,3ºC em Porto Xavier, 38,8ºC em Santa Rosa, 38,3ºC em São Luiz Gonzaga, 37,8ºC em Porto Vera Cruz e Itaqui, 37,7ºC em Maçambará e Santo Ângelo, 36,1ºC em Bossoroca e 35,8ºC em Rosário do Sul.


Os dias mais quentes no Rio Grande do Sul, em geral, neste evento de calor, devem ser esta quinta e a sexta com marcas acima de 35ºC em muitas cidades gaúchas e máximas ao redor ou mesmo acima de 40ºC em alguns locais.

As áreas mais quentes do estado seguirão sendo o Oeste e o Noroeste, mas nas demais regiões se espera intenso aquecimento. A Grande Porto Alegre, que até agora não sofreu os efeitos do intenso calor mais a Oeste, deve ter acentuado aquecimento nesta quinta e na sexta com máximas na sexta de até 38ºC ou 39ºC.

No fim de semana, embora o calor siga no estado, pancadas de chuva e temporais devem frustrar maior aquecimento. Os temporais podem ser fortes em algumas localidades e com risco de danos e devem ocorrer principalmente da tarde para a noite após horas de elevação da temperatura e de abafamento.

O domingo deve ser o último dia deste episódio de calor. Na segunda-feira, uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e chuva generalizada. Deve se esperar chuva moderada a forte ao menos em parte do dia em grande número de cidades com probabilidade alta de volumes elevados em alguns pontos. Uma vez que a frente vai avançar numa atmosfera aquecida e com muito baixa pressão atmosférica deve se esperar o registro de temporais.

Anúncios