Rovena Rosa/Agência Brasil/EBC

A terça-feira teve dois cenários distintos em São Paulo.  Em partes do Norte e Oeste, o ar ficou muito seco e quente. A umidade relativa do ar baixou de 20% em alguns pontos. Casos de Jales, onde a umidade chegou a 15%, e em Franca, onde foi de 19%. Já entre o Leste e Sul paulista, os índices ficaram ao redor ou acima de 50%. 

A quarta-feira seguirá com tempo seco, sol e calor no Oeste de São Paulo, como nas regiões de Presidente Prudende, Jales, Franca, São José do Rio Preto. As rajadas de vento poderão passar de 40 km/h e diante do tempo seco e quente agravam o risco de queimadas na região.  

No Litoral e no Vale do Ribeira, o tempo fica mais úmido com nuvens e não se afasta a ocorrência de chuva, em geral com baixos acumulados. A temperatura ficará amena no Leste paulista com máximas ao  redor de 22 a 24°C. Na Grande São Paulo o dia terá sol e nuvens com temperatura oscilando entre 16°C e 27°C. 

Entre a quinta e a sexta-feira, o tempo tende a firmar em grande parte do estado de São Paulo com previsão de calor em grande parte das regiões. Na sexta, as máximas poderão ficar ao redor de 38°C no Oeste, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul.  A umidade relativa do ar irá baixar de 30% em boa parte das áreas. 

Adverte-se para o alto risco de fogo em vegetação que se amplia para a maior parte das regiões no final da semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em agosto o número total de focos de queimadas registradas em São Paulo foi de 1.111, o mais alto desde 2014.

Com o atraso no retorno da chuva mais abrangente neste mês de setembro, o número de queimadas deverá ser mais uma vez alto em relação aos anos anteriores.