Floradas de ipês-amarelos em Brasília (Marcello Casal Jr./Agência Brasil/EBC)

Um bloqueio atmosférico seguirá presente atuando no Sul do Brasil entre o Norte gaúcho, Santa Catarina e o Paraná com previsão de sol e temperatura alta em grande parte do interior. No Leste, a circulação de vento úmido do mar em direção ao continente forma nuvens entre o Litoral e Leste destes estados com previsão de céu nublado e potencial de chuva passageira. No Rio Grande do Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai tem alerta para chuva forte com temporais isolados e risco de  rajadas de vento e granizo isolado. 

Na quarta, o bloqueio se expande em grande parte da Região Sul e o ar quente chega à maior parte do Rio Grande do Sul com vento Norte moderado a forte nos baixos níveis da atmosfera. Na fronteira do Uruguai, segue o alerta para chuva forte e temporais isolados. Na quinta-feira, frente fria associada a um ciclone extratropical no Atlântico Sul irá deslocar a chuva e as nuvens com a instabilidade atingindo grande parte do Rio Grande do sul, e parte de Santa Catarina e até do Paraná. A chuva, em geral, terá acumulados não muito expressivos e será irregular.

Ar mais frio ingressa de Oeste e Sul, o que poderá ocorrer com vento moderado a forte. No Paraná, a tarde será quente. Na sexta, o ciclone estará distante do continente e, com isso, a instabilidade perde força nos três estados. Há potencial ainda para chuva no Norte do Rio Grande do Sul, faixa Leste de Santa Catarina e Litoral do Paraná. No Oeste da Região Sul, ingressa ar mais seco e frio.


No Sudeste do Brasil, as condições típicas de inverno persistem em boa parte da região. O ar seco com índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% persiste, sobretudo no interior da região. Nas áreas próximas da costa, a circulação de vento úmido do mar em direção ao litoral transporta umidade e deixa o céu nublado no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Leste do estado de São Paulo. 

Com este cenário o padrão de temperatura no Oeste de São Paulo e Minas Gerais é de calor e marcas que podem chegar a 35°C enquanto que no Leste o padrão é mais ameno, especialmente no litoral de São Paulo. 


Na quinta, o tempo volta a secar em boa parte da região e apenas haverá maior presença de nuvens e possibilidade de chuva esparsa no Nordeste de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. Na sexta-feira, a umidade chega com mais força no litoral de São Paulo com previsão de chuva fraca. Em grande parte do Sudeste, a previsão é de mais um dia típico de inverno, com  baixa umidade, céu claro e temperatura em alta a tarde.

Para o Centro-Oeste, os modelos atmosféricos indicam a manutenção da massa de ar seco nesta semana. O quadro é alarmante visto que em algumas partes da região não chove há quase 100 dias. As tardes têm sido de umidade relativa do ar muito baixas com valores que oscilam na casa de apenas 10% e tal padrão irá se repetir nesta semana especialmente entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Entre quarta e quinta-feira, os modelos indicam a presença de nuvens no Sul de Mato Grosso do Sul com chance de chuva isolada e passageira que não tem força para aliviar quadro de secura da região. 

Outro agravante é a temperatura que em todos os dias desta semana poderá alcançar os 40°C em alguns municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na sexta o calor se espalha mais e um número maior de cidades poderá ter marcas ao redor e acima de 40°C. Alerta para o risco de queimadas diante deste cenário seco e quente com risco extremo de fogo.

No Nordeste, domínio do ar seco com marcas elevadas de temperatura no interior da região, especialmente em boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Oeste da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A umidade relativa do ar ficará reduzida durante as tardes com índices que poderão baixar de 20% em alguns municípios. No setor Leste da região, os modelos indicam a manutenção do ar úmido proveniente do mar que irá sustentar a chegada de nuvens com potencial de pancadas de chuva. A presença das nuvens deixa a temperatura mais amena. No interior, onde o tempo ficará mais seco, a temperatura irá passar com folga a marca de 30°C.


No Norte do Brasil, a umidade fica mais concentrada entre o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e Norte do Pará nesta terça com previsão de pancadas de chuva. Pode chover forte no Norte do Pará. A partir da quarta-feira a instabilidade fica mais concentrada entre o Acre, Oeste do Amazonas e Roraima com períodos de nuvens e pancadas de chuva. Em Rondônia, Tocantins, boa parte do Pará o tempo fica seco com predomínio de sol pelo menos até a sexta-feira. 

As tardes terão baixa umidade relativa do ar. Situação mais grave no Tocantins, onde a estiagem tem sido mais severa. Em conseqüência, a umidade poderá baixar de 20% por vários dias seguidos.  No Amapá, períodos de umidade com nuvens e chuva esparsa entre quarta e sexta.  No setor Sul da região, a temperatura poderá alcançar os 40°C especialmente entre Rondônia, Sul do Amazonas, e o Sul e Oeste do Pará.