Previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica mais um dia de instabilidade no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O Rio Grande do Sul tem hoje o quarto dia seguido com registro de chuva. Desde a segunda o tempo se encontra instável no estado e muitas cidades acumulam já entre 50 mm e 100 mm em apenas três dias. Em algumas, a precipitação passa dos 100 mm.

Previsão do tempo indica elevada umidade no Rio Grande do Sul hoje | EDIMILSON WATZLAVICK

Muitas nuvens persistem durante esta quinta-feira sobre o estado em outro dia de abundante nebulosidade com predomínio de céu encoberto e em alguns locais nublado. Pontos isolados podem ter aberturas com melhoria breve, mas, no geral, o tempo fechado predomina no Rio Grande do Sul nesta quinta pela excessiva umidade na atmosfera.

Chove e garoa em quase todas as regiões gaúchas no decorrer do dia e na esmagadora maioria dos locais com baixos volumes, uma vez que a instabilidade enfraquece hoje antes de voltar a ganhar muita força amanhã. Em setores da Campanha, do Sul e do Oeste é que alguns municípios não devem ter precipitação e apenas grande quantidade de nuvens.

A umidade relativa do ar estará muito alta com valores acima de 90% em muitas localidades nesta quinta-feira. A alta umidade traz nevoeiro ou neblina em alguns municípios, sobretudo de maior altitude como da Serra, Aparados e da região de Soledade.

O mapa abaixo mostra a projeção de umidade relativa do ar em superfície prevista para a tarde desta quinta-feira pelo modelo norte-americano GFS no Rio Grande do Sul em que se constata a tendência de um dia bastante úmido para os gaúchos com valores de umidade relativa do ar muito altos durante o dia.

Com o tempo instável e a excessiva umidade, a temperatura outra vez pouco varia com pequena amplitude térmica, o que manterá o tempo ameno nesta quinta. As máximas na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul vão ficar entre 20ºC e 23ºC, inclusive na Grande Porto Alegre, mas na Serra as marcas à tarde não devem superar os 20ºC na maior parte das cidades.

O dia de hoje marca apenas a metade de um período de instabilidade no Rio Grande do Sul que teve início na última segunda e vai perdurar até a próxima segunda-feira. A instabilidade vai se reforçar muito entre amanhã e sábado, o que resultará em volumes muito altos de chuva no estado nesta sexta e durante o fim de semana.

Como a MetSul destacou em especial de análise climática, este evento de chuva volumosa e até excessiva deste começo de maio marca o começo do fim da estiagem no Rio Grande do Sul, um processo longo que durará meses para a reposição do déficit hídrico somado em anos. Na segunda metade de 2023, o que era déficit de chuva passará a ser excesso de água com chuva acima a muito acima da média e sucessivos eventos extremos de chuva.