Anúncios

Previsão do tempo para São Paulo da MetSul Meteorologia indica elevados acumulados de chuva em grande parte do estado paulista nos próximos sete a dez dias com risco de episódios localizados de chuva torrencial em curto períodos, acompanhando temporais típicos de verão que costumam ocorrer principalmente da tarde para a noite.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em dez dias, até o começo do mês de dezembro, pelo modelo do Centro Meteorológico Europeu, que pode ser consultada a qualquer momento pelo assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas do tempo. Várias cidades devem ter mais de 100 mm até o final de novembro e pontos isolados podem somar até 150 mm ou mais.


O que está acontecendo? A temporada seca ficou para trás. Na primeira metade deste mês, uma prolongada onda de calor inibiu a ocorrência de chuva mais frequente que já costuma marcar o mês de novembro. Agora, instala-se o padrão climático mais típico desta época do ano.

Entre o final da primavera e o começo do outono, o regime de chuva muda por completo no Sudeste do Brasil e ocorre o período mais chuvoso do ano. Os meses de janeiro e fevereiro são os mais chuvosos do calendário na climatologia regional.


E a previsão do tempo? Nesta quinta-feira e na sequência dos próximos dias, pancadas de chuva serão frequentes no estado de São Paulo. Elas tendem a ocorrer mais da tarde para a noite à medida que o aquecimento diurno, com umidade, forma nuvens com maior desenvolvimento vertical.

A MetSul alerta que, isoladamente, estas pancadas podem ser fortes a torrenciais com altos volumes em curto período, trazendo alagamentos e inundações repentinas. Ainda podem ocorrer temporais localizados com raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo.

Na cidade de São Paulo, a chuva será rotineira nos próximos sete dias. Em alguns dias, a chuva ocorre mais da tarde para a noite e é precedida por horas de sol e nuvens, e em outros o tempo fechado predomina com chuva a qualquer hora do dia.

Uma frente fria vai trazer tempo mais chuvoso para a capital paulista e outras cidades do estado entre esta quinta e a sexta-feira, o que trará abundante nebulosidade e chuva em diversos pontos, forte em alguns locais e com risco de temporais isolados. No fim de semana, sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade, repetindo-se as pancadas de chuva em diversas localidades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios