Anúncios

Municipalidad de Ushuaia

A temperatura mínima hoje no município de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, foi de 2,3ºC. A marca foi observada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na localidade. A mínima de hoje em Nova Friburgo até 12Z (9h da manhã) foi menor que a registrada pelo Serviço Nacional de Meteorologia na cidade de Ushuaia (foto), província da Terra do Fogo, no Extremo Sul do continente, que foi de 3,3ºC. As duas cidades estão no mesmo continente e na mesma estação, permitindo a comparação como curiosidade.

O que explica uma cidade da região serrana do Rio ter uma mínima hoje menor do que em Ushuaia, conhecida pelo frio intenso durante o inverno? São vários fatores que em conjunto oferecem a explicação. O primeiro é a altitude. A estação meteorológica da cidade do Rio de Janeiro está a 1.055 metros enquanto Ushuaia encontra-se ao nível do mar. Da localidade argentina partem cruzeiros para a Antártida.

A segunda está no perfil da massa de ar. A massa de ar que está no Extremo Sul da América do Sul tem temperatura acima da média em 850 hPa (nível de pressão de 1500 metros de altitude) enquanto que a atuante no Rio de Janeiro tem temperatura abaixo da média da região.


Um terceiro e importantíssimo fator é a umidade relativa do ar. A atmosfera está seca na região serrana do Rio de Janeiro com escassa nebulosidade. Quanto mais seco o ar e menor a nebulosidade, maior será o resfriamento noturno. Já em Ushuaia, a massa de ar é um pouco mais úmida e há nebulosidade a ponto de o aeroporto local ter registrado garoa em parte desta segunda-feira. Tempo mais aberto e seco favorece maior amplitude térmica. A temperatura à tarde em Nova Friburgo chegou a 19ºC, mas não passou de 11ºC em Ushuaia. Na média, Ushuaia teve um dia mais frio que a cidade fluminense, até porque tem muito menos horas de sol e a massa de ar na região é mais fria em valores nominais, apesar de mais quente do que a média local para esta época do ano.

Anúncios