A MetSul Meteorologia reforça o alerta que começa neste sábado um prolongado período de instabilidade que, pelos últimos dados, poderia se estender até o final da semana que vem com uma semana toda mais com registro de chuva todos os dias no Rio Grande do Sul. Além da chuva, o período de instabilidade será propício à ocorrência de temporais com muitos raios e, sobretudo, granizo. 

Após a breve trégua da chuva desta sexta-feira com o retorno do sol, o tempo voltará a mudar no Estado neste sábado. Áreas de instabilidade devem se formar ainda durante a madrugada e atingirão no decorrer do dia principalmente pontos da faixa central e da Metade Norte gaúcha, entretanto o sol chega a aparecer com nuvens ou se intercala com chuva em diferentes pontos.

A atmosfera fica ainda mais instável ao longo domingo que terá muitas nuvens no Estado e chuva na maioria das regiões. Nuvens carregadas trarão chuva localmente forte e por vezes torrencial pra áreas em torno do paralelo 30ºC (faixa central do território gaúcho) e pro Nordeste do Estado. Isso significa um domingo de muita instabilidade em áreas como de Santa Maria, dos vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Apenas pontos mais ao Sul, Noroeste e o Norte gaúcho podem ficar sem chuva. 

Ocorre que o tempo não firma no feriado e na segunda se espera chuva ainda em parte do Rio Grande do Sul. A soma das precipitações deste sábado até segunda-feira será alta em diversos municípios, como se vê no mapa com a projeção do modelo WRF até 9h de segunda. 

Só que a chuva não vai parar segunda. Modelos numéricos indicam que ainda na terça e na quarta da próxima semana, o Rio Grande do Sul ainda seguiria com tempo instável, elevando ainda mais os volumes de chuva já registrados, como se vê na projeção de sete dias do modelo alemão Icon. 

E, conforme os mais recentes dados dos modelos de ontem, este quadro de instabilidade ainda poderia persistir na quinta e na sexta.