Anúncios

Massa de ar tropical quente e úmido trouxe chuva e temporais isolados para pontos do interior do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado, que foi de forte a intenso calor no estado.

DOUGLAS CUNHA

O principal episódio de tempo severo se deu em Uruguaiana (foto), na Fronteira Oeste, onde um intenso temporal foi registrado no começo da tarde deste sábado com pouca chuva e muito vento.

A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia indicou uma rajada de vento de 97 km/h em Uruguaiana durante a passagem do intenso temporal pela cidade.

O vendaval do começo da tarde em Uruguaiana provocou quedas de árvores, alguns destelhamentos pontuais e ainda falta de energia elétrica em diferentes bairros da cidade.

A tempestade se originou entre o Norte do Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul em um ambiente muito instável associado a uma massa de ar muito quente e úmido de origem tropical.

No decorrer da tarde, com o calor, novas áreas de instabilidade se formaram sobre o Noroeste e o Norte do estado. Na imagem de satélite das 18h era possível observar três células de instabilidade, sendo uma na região das Missões que causou chuva forte com granizo em Santo Ângelo.

METSUL

A MetSul Meteorologia havia destacado na sua previsão para este sábado que justamente o Oeste, o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul eram as áreas com possibilidade de chuva e que não se podia afastar o risco de temporal por conta do excessivo calor.

A tarde deste sábado foi de forte a intenso calor no Rio Grande do Sul com máximas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia de 36,4ºC em Santiago; 36,2ºC em São Borja; 34,6º em Campo Bom; 34,3ºC em São Vicente do Sul; 34,2ºC em Teutônia e Tupanciretã; e 32,7ºC em Porto Alegre.

Qualquer instabilidade no Rio Grande do Sul nas próximas horas e no começo de semana deverá ser bastante isolada, mas por conta do intenso calor poderá ser de forte intensidade com possibilidade de vento.

Neste domingo, o tempo firme predomina em quase todo o Rio Grande do Sul em mais um dia de forte a intenso calor no estado, mas o aquecimento deve formar nuvens com chance de chuva ou temporais isolados, especialmente na Fronteira Oeste, Noroeste e no Norte do estado. Na segunda, chance maior nas Metades Oeste e Norte de tempo severo muito isolado.

O risco de tempo severo com temporais localmente fortes a intensos aumenta no estado gaúcho no decorrer da semana, especialmente de terça e quarta em diante, quando a atmosfera estará mais úmida e propícia à formação de nuvens gigantes de tempestades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.