Anúncios

O sol apareceu com nuvens em todo o Rio Grande do Sul no dia de Natal, entretanto, tal como era previsto pela MetSul Meteorologia, o calor trouxe chuva isolada de verão no interior gaúcho da tarde para a noite. 

As pancadas de chuva atingiram principalmente as regiões Noroeste e da Serra. Na área de Caxias do Sul e de Farroupilha, a forte pancada de chuva veio acompanhada até de granizo miúdo. São ocorrências típicas da época do ano.


O forte aquecimento diurno com calor estimula a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical (carregadas) que provocam pancadas de chuva isoladas da tarde para a noite. Em algumas vezes, a chuva é isoladamente torrencial e pode vir com temporal de vento e granizo.

São formações tão localizadas que estas pancadas de verão não raro acabam atingindo apenas parte de uma cidade e os volumes acumulados de um bairro para outro costumam discrepar muito, diferentemente do que ocorre com as frentes frias mais comuns no inverno em que a chuva, mesmo variando de um local para outro, tende a ser mais homogênea e generalizada. 


Tanto neste sábado como entre a tarde e a noite do domingo são esperadas novas pancadas isoladas de chuva no Estado e que devem afetar principalmente as Metade Oeste e Norte. Pontos localizados podem ter chuva forte a intensa passageira, com altos volumes em curto período, e algum risco de temporal. Em Porto Alegre, o tempo seco deve predomina com sol, nuvens e calor. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Sul gaúcho, especialmente em pontos próximos da costa e das lagoas, o contraste de ar mais frio na costa com ar quente no continente pode também gerar instabilidade. A mesma situação vale para a faixa costeira, apesar da tendência de o sol aparecer.

Anúncios