Anúncios

Tomaz Silva/Agência Brasil/EBC

O feriadão de 7 de setembro será marcado pela presença da chuva em parte do Sul do Brasil e pelo sol e o calor na maior parte do território brasileiro.


No Sul do Brasil, o Paraná deve ter sol e nuvens em quase todo o estado entre sábado e segunda-feira. A temperatura estará elevada em diversas regiões com a influência da massa de ar seco e quente que cobre o Brasil Central.  No Leste paranaense, mais nuvens e instabilidade na costa e na Serra do Mar em alguns momentos. 

Em Santa Catarina, sol e nuvens com tardes quentes no Oeste. No Sul e no Leste Catarinense haverá mais nuvens e se espera chuva, sobretudo entre domingo e segunda-feira. Florianópolis terá muitas nuvens e períodos de instabilidade com alguns intervalos breves de melhoria. 


No Rio Grande do Sul, chuva durante o feriadão na maioria das regiões. Deve chover muito na faixa central do Estado e no Nordeste gaúcho, o que inclui Porto Alegre e o Litoral Norte, além da Serra. Nos extremos Sul e Noroeste, o sol aparece em vários momentos e quase todo o feriadão será com tempo firme.

No Sudeste do Brasil, o tempo  muito seco deve predominar ao longo do feriadão. Exceção de áreas costeiras que devem ter períodos de maior nebulosidade e muito pouca instabilidade passageira, apesar da presença do sol na maior parte do período, praticamente todo o Sudeste terá tempo seco com abundante presença do sol.

Na cidade de São Paulo, mais nuvens e chance de precipitações leves no começo do sábado, mas depois o sol aparece e predomina ao longo do feriadão com tardes quentes, especialmente no domingo em que a máxima chega aos 30°C. Na cidade do Rio de Janeiro, sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade. Tardes de calor e que será mais intenso no domingo com 33°C a 34°C.

No Centro-Oeste do Brasil, muito sol e calor intenso a extremo. Máximas perto ou na casa de 40°C em Cuiabá todos os dias do feriadão. A baixa umidade do ar e o calor com o prolongado período de estiagem favorecem risco extremo de fogo. 

Na Região Nordeste, o tempo seco e ensolarado predomina no semiárido. Nas cidades litorâneas, alternância de sol e nuvens com pancadas isoladas de chuva passageiras. Mais nuvens e instabilidade maior no litoral da Bahia, mas mesmo assim o sol aparece em parte do feriadão.

 No Norte, sol e pancadas de chuva no Acre, Oeste e Norte do Amazonas, Roraima e Amapá. No Leste do Amazonas e no Centro-Sul do Paraná, o tempo seco predomina com muito calor. 

Recordamos que vivemos um quadro de epidemia e que, mesmo o tempo estando convidativo para atividades ao ar livre como praia em muitas áreas do Brasil, a recomendação sanitária é evitar aglomerações e manter o distanciamento social. 

Anúncios