Temperatura terá forte alta nesta sexta e no fim de semana | MÁRIO ANDRADE

A semana vai terminar com calor no Rio Grande do Sul. Depois das muito altas temperaturas na quarta-feira e que se aproximaram dos 37ºC nos vales, a passagem de uma frente fria com chuva e vento forte trouxe queda de temperatura, mas, como esperado, voltaria a aquecer nesta quinta no estado gaúcho, embora sem a mesma intensidade da véspera.

As temperaturas máximas hoje foram menores que as da véspera, o primeiro dia de calor desta primavera em muitas cidades, mas a temperatura voltou a atingir a casa dos 30ºC. As máximas chegaram a 30,0ºC na tarde desta quinta em pontos do Litoral Norte, perto de Torres, assim como em São Leopoldo e em cidades do Noroeste.

A sexta-feira vai ser um lindo dia de sol no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro na maior parte do estado. Nuvens esparsas até aparecem, especialmente mais ao Norte gaúcho pela atuação de áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e o Paraná e que vão provocar temporais isolados no território paranaense hoje.

Com o tempo muito aberto na madrugada, a temperatura cai bastante e o dia amanhece ameno e até um pouco frio em certas localidades. A Grande Porto Alegre, por exemplo, deve ter um amanhecer com 10ºC a 12ºC em alguns pontos. Para a capital, a previsão é de mínima de 13ºC. Nos Aparados e em baixadas da Serra, as mínimas serão mais baixas com marcas até de 5ºC a 8ºC em alguns pontos.

O sol e o ar seco, por outro lado, proporcionam aquecimento rápido e a tarde será de calor em muitas cidades gaúchas. Previsão de máxima ao redor de 29ºC a 30ºC em Porto Alegre e de até 31ºC na região metropolitana. A maior parte do interior terá entre 27ºC e 30ºC com máximas de 31ºC a 33ºC nos vales e no Noroeste.

O calor aumenta no sábado no Rio Grande do Sul. O dia terá sol e nuvens esparsas, contudo a nebulosidade aumenta da tarde para a noite na Metade Norte. Com altas taxas de instabilidade e o calor, nuvens carregadas isoladas podem provocar chuva localizada e mesmo algum risco de temporais localizados. O índice de instabilidade CAPE, por exemplo, é alto para a tarde do sábado.

A tarde do sábado pode ter até 33ºC em Porto Alegre e marcas de 33ºC a 35ºC na Grande Porto Alegre e nos vales. Quase todo o Rio Grande do Sul terá máximas superiores a 30ºC, inclusive cidades da Serra. O tempo aberto de manhã com muito sol vai favorecer o aquecimento muito rápido e já de manhã fará calor em diversos municípios.

No domingo, o estado gaúcho terá sol e nuvens seguido de chuva e temporais por uma frente fria. Antes da chegada da frente, o Rio Grande do Sul vai estar sob vento Norte, com rajadas fortes em diversas cidades, que trará ar muito quente. Por isso, vai fazer muito calor antes da chuva com máximas até acima de 35ºC nos vales e na região metropolitana.