Porto Alegre terá sol e nuvens com periodos de maior nebulosidade neste domingo de tempo abafado na capital gaúcha | FERNANDO OLIVEIRA

O Rio Grande do Sul segue com instabilidade neste domingo, entretanto menor que nos últimos dois dias, quando chegou a chover entre 100 mm e 300 mm em pontos do Oeste do estado, o que levou, por exemplo, Uruguaiana a decretar situação de emergência em consequência da chuva extrema.

Este domingo ainda tem maior presença de nuvens no Rio Grande do Sul, entretanto o sol aparece acompanhado de nebulosidade na maioria das cidades no decorrer do dia. A maior cobertura de nuvens é projetada para o Norte do estado, onde é maior a chance de chover no decorrer do período.

Em muitas áreas do território gaúcho não vai chover neste domingo e o dia será de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade, o que favorecerá uma maior elevação da temperatura com calor e acentuada sensação de abafamento como feito da elevada umidade relativa do ar.

A temperatura mais alta sob uma atmosfera úmida pode provocar chuva localizada em pontos do estado da tarde para a noite, ocasionalmente forte, mas serão ocorrências isoladas e que não chegam a afetar muitas localidades do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre terá sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade neste domingo em dia quente abafado. Diante de notícias que a capital pode ter chuva de 100 mm/dia e rajadas de vento de 100 km/h, destacamos que este não é o nosso prognóstico na MetSul.

A nossa previsão para Porto Alegre indica alternâncias de momentos de sol e calor com outros de chuva entre até quarta-feira com maior probabilidade de chuva ocorrendo da tarde para a noite, apesar de na terça não se descartar mais cedo. Com a atmosfera quente e úmida, obviamente não se pode afastar chuva forte isolada.

De acordo com a análise da MetSul, o maior risco para a capital se prevê para a primeira metade da quinta-feira, quando da passagem de uma frente fria, que pode trazer chuva forte a intensa com raios e rajadas de vento forte durante a sua passagem.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.