Fim de tarde com céu claro nesta terça na cidade de Ijuí | CARLOS KIST

O frio associado à massa de ar polar que ingressou no domingo começou a perder força nesta terça-feira ao longo do dia no território gaúcho, o que se verificou pelas máximas da tarde na comparação com a véspera, uma vez que o frio cedo da manhã foi semelhante ao da segunda-feira. Muitas cidades tiveram máximas ao redor ou perto dos 20ºC, entre 5ºC e 10ºC mais elevadas que na tarde anterior.

As estações meteorológicas no Rio Grande do Sul indicaram à tarde máximas de 23,4ºC em Santa Rosa, 22,9ºC em Campo Bom, 21,5ºC em Santiago, 21,3ºC em São Luiz Gonzaga, 21,2ºC em Uruguaiana, 20,6ºC em Lajeado, 20,2ºC em Porto Alegre, 18,5ºC em Passo Fundo, 18,4ºC em Bagé e 18,0ºC em Livramento.

Como comparação, na Serra, a temperatura na tarde de segunda-feira não passou de 8,1ºC em Canela e hoje foi a 17,1ºC. Em São José dos Ausentes, máxima na segunda de 7,8ºC e ontem de 12,4ºC. Em Porto Alegre, 15,4ºC na tarde da segunda-feira e 20,2ºC hoje. Em Quaraí, máxima de 16,2ºC ontem e de 21,1ºC hoje.

O Rio Grande do Sul teve mais um amanhecer ontem com temperatura abaixo de zero. Foi o 42º dia neste ano com registro de marcas negativas no estado e o 11º em agosto. Dados indicaram mínimas abaixo de zero nesta terça em São José dos Ausentes (-2,5ºC), Pinheiro Machado (-1,7ºC), São José do Ouro (-0,3ºC), Capão Bonito do Sul (-0,2ºC) e Soledade (-0,2ºC). Veja a lista das principais mínimas hoje no Rio Grande do Sul:

São José dos Ausentes: -2,5°C
Pinheiro Machado: -1,7°C
São José do Ouro: -0,3°C
Capão Bonito do Sul: -0,2°C
Soledade: -0,2°C

Vacaria: 0,1°C
Getúlio Vargas: 0,2°C
São Francisco de Paula: 0,2°C
Herval: 0,3°C
Serafina Correa: 0,6°C
Pelotas: 0,8°C
Pedras Altas: 0,9°C
Caxias do Sul: 1,1°C
Cambará do Sul: 1,2°C
Santa Rosa: 1,4°C
Farroupilha: 1,5°C
Bom Jesus: 1,7°C
Ilópolis: 1,9°C
Lagoa Vermelha: 1,9°C
Muitos Capões: 2,1°C
Marau: 2,2°C
Coxilha: 2,4°C
Acegua: 2,5°C
Santana do Livramento: 2,5°C
Teutônia: 2,5°C
Barra do Ribeiro: 2,6°C
Chapada: 2,6°C
Tapera: 2,6°C
Espumoso: 2,7°C
Pinhal da Serra: 2,7°C
Canela: 2,8°C
Dom Pedrito: 2,9°C
Venâncio Aires: 2,9°C

Na Grande Porto Alegre, a mínima foi de 3,2ºC no Vale do Sinos, na estação de baixada do bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Campo Bom anotou 5,0ºC. Canoas desceu a 4,5ºC na base aérea. Já em Porto Alegre, a mínima oficial no Jardim Botânico desceu a 6,8ºC, mesma marca anotada no aeroporto, mas em alguns bairros fez até 5ºC.

Previsão do tempo: faz frio ainda nesta quarta

Por conta do enfraquecimento da massa de ar frio, a temperatura não será tão baixa no amanhecer desta quarta como nas madrugadas de segunda e ontem, embora ainda faça frio e mesmo intenso em baixadas de regiões serranas. A temperatura pode voltar a ser negativa em algumas áreas, como a de São José dos Ausentes.  Porto Alegre pode ter 9ºC e pontos da área metropolitana até 6ºC ou 7ºC.

Grande centro de alta pressão vai estar no Atlântico entre os litorais do Sul e do Sudeste nesta quarta-feira | METSUL

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Nuvens devem passar pelo Oeste, o Centro e o Sul gaúcho. Em alguns pontos, sobretudo do Oeste, pode ter até chuva localizada, principalmente entre a madrugada e de manhã. Mesmo granizo muito isolado não pode ser afastado no Oeste, assim como ocorreu hoje em Rosario, na Argentina, o que surpreendeu os moradores da cidade.

Com menos frio, mais vento

O enfraquecimento do ar frio ainda traz outra consequência: vento. O contraste térmico entre o ar frio na costa com ar mais quente chegando pelo Oeste e o Sul gaúcho favorece vento. Porto Alegre teve até 30 km/h ontem. Em Cruz Alta, as rajadas atingiram 53 km/h. Em Soledade, 47 km/h. E em Uruguaiana 43 km/h.

Contraste entre ar mais frio na costa e ar mais quente no continente favorece vento | METSUL

Vento do quadrante Leste é uma característica da primavera. No final do inverno e na primavera, as massas de ar frio seguem avançando para as latitudes médias do continente, mas cada vez mais com trajetória marítima. Ao mesmo tempo que ar frio avança pelo Atlântico Sul, ar mais quente se instala no continente com áreas de baixa pressão que costumam atuar no Norte da Argentina e no Paraguai.

Com efeito, estabelece-se um contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica. O resultado deste contraste é vento que sopra do quadrante Leste e se intensifica da tarde para a noite pelo maior aquecimento diurno sobre terra que sobre o mar.

Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim e outros de chuva, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.