Março é o primeiro mês do chamado outono meteorológico, compreendido pelo trimestre de março a abril. O começo do denominado outono meteorológico, porém, ainda tem características climáticas de verão. É justamente o que vai se observar no Brasil no primeiro dia do novo mês (leia aqui a tendência climática da MetSul para o mês de março).

Projeção de chuva do modelo Icom para esta sexta-feira | METSUL

Massa de ar quente e úmido de origem tropical cobre o Brasil de Norte a Sul com alta temperatura e pancadas de chuva típicas de verão em todas as regiões brasileiras. Mais ao Norte do país ainda atua um outro fenômeno, chamado de Zona de Convergência Intertropical, que favorece instabilidade.

No Sul do Brasil, o primeiro dia de março terá sol e nuvens na maioria das localidades com períodos de maior nebulosidade, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Os dois estados têm maior probabilidade de chuva, localizada, especialmente da tarde para a noite. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina com sol, nuvens e calor.


No Sudeste, o sol chega a aparecer com nuvens em muitas cidades, mas a atmosfera vai estar instável com maior nebulosidade em diversos pontos. Todos os estados do Sudeste devem ter pancadas localizadas de chuva da tarde para a noite, em alguns locais com forte intensidade. Segue quente e abafado.

No Centro-Oeste, o tempo firme predomina com sol, nuvens e calor na maior parte do Mato Grosso do Sul e no Sul de Goiás. Pancadas localizadas de chuva, principalmente da tarde para a noite, ocorre mais no Mato Grosso, no Distrito Federal e do Centro para o Norte do estado de Goiás.

No Nordeste, grande parte da Bahia e de Sergipe devem ter tempo firme. Chuva muito isolada ocorre no interior baiano. No restante da região, o tempo vai se alternar entre sol e chuva. Instabilidade maior é prevista para o Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte, onde é alto o risco de chuva isoladamente forte a intensa.


No Norte do Brasil, chove de forma muito isolada em Tocantins e em Roraima, estados que menos devem ter precipitação. Pancadas mais generalizadas ocorrem no restante da região. Os maiores volumes de chuva devem se dar nos estados do Amazonas e do Acre com pancadas localmente fortes na região amazônica.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.