A MetSul Meteorologia alerta para muita chuva no Sul gaúcho entre terça (1) e quarta-feira (2).
Uma frente semi-estacionária que está sobre o Estado começa gradualmente a recuar pro Sul em direção ao Uruguai, pressionada por ar muito quente que avança de Norte. Com a alimentação do ar tropical, a atividade do sistema frontal aumenta muito nesta terça e amanhã sobre o Sul do Estado e o Uruguai, trazendo elevados volumes de chuva que vão ficar entre 50 mm e 100 mm em diversos pontos, mas que devem ser até mais altos em algumas localidades.
O mapa mostra a projeção de chuva acumulada até às 9h de quinta do modelo WRF da MetSul, onde se observa a tendência de volumes elevados no Sul do Estado.
Nesta terça, a chuva afeta também pontos do Oeste e do Leste do Estado, mas na quarta estas regiões devem ter a diminuição da nebulosidade e a presença do sol com forte aquecimento a partir do ingresso de ar quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.
Ocorre que ainda na quarta um ciclone se forma na região do Prata e a frente fria associada começa a fazer o caminho inverso, trazendo chuva no Oeste gaúcho até o final do dia e para as demais regiões na quinta.
Esta frente, quando cruzar o Rio Grande do Sul na quinta, trará chuva muito irregular e com acumulados de precipitação baixos na maioria das localidades. O risco na passagem da frente será vento forte, não se descartando vendavais.