A frente fria que nesta sexta deixou o tempo instável no Sul do país avança até São Paulo Mato Grosso do Sul neste sábado com previsão de chuva. Como resultado tempo ficará instável com muitas nuvens desde cedo e não se descarta a ocorrência de temporais isolados. A instabilidade apesar de não provocar chuva  muito volumosa irá levar alívio e melhorar os níveis de umidade que na tarde de hoje ficaram muito baixos e inferiores a 20% em diversos municípios paulistas e mineiros segundo registro da rede dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Acima de tudo os períodos prologados de tempo seco e de baixa umidade relativa do ar são típicos desta época do ano no Sudeste.

Com a chegada da frente fria os índices de umidade terão significativo aumento | METSUL

Nesse interim o sistema frontal chega ao Sudeste após um período de aquecimento com máximas ao redor de 30°C no interior da região. Simultaneamente o contraste térmico será amplo e poderá deflagar temporais isolados quando da chegada da instabilidade em São Paulo entre a noite de hoje e começo da madrugada de sábado. Como resultado períodos curtos de chuva forte poderão ocorrer com raios e rajadas isoladas de vento. Rajadas ao redor de 50 a 70 km/h poderão ocorrer no Centro e Norte de São Paulo. A princípio a instabilidade cruza todo o estado em menos de 24 horas e já na noite de sábado chega ao Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, contudo, com menor intensidade  e menor potencial de tempestades. Com o predomínio de nuvens e a chuva a temperatura entra em declínio e a máxima não passa muito de 24°C em grande parte do território paulista.

O vento poderá se intensificar com a chegada da instabilidade em São Paulo | METSUL

Com relação a volume de precipitação as projeções não indicam grandes acumulados, contudo, é preciso lembrar que a média histórica desta época do ano é baixa e com volumes médios mensais ao redor de 30 mm em muitas cidades do interior da região. Portanto, qualquer evento de chuva é importante, sobretudo, para melhorar a qualidade do ar e elevar os índices de umidade do ar e do solo. Nesse sentindo analisando a sequência de mapas abaixo é possível concluir que a chuva será mais abrangente ou atingirá um número grande de cidades  em São Paulo no sábado  e na segunda dia 20 de junho.  No sábado  podem ocorrer temporais isolados no interior. No domingo o tempo fica instável na faixa Leste de toda a região com muitas nuvens e chuva fraca, sobretudo, nas áreas litorâneas. No interior tem sol e nuvens. Na segunda-feira a instabilidade volta a se expandir e ganha intensidade sobre São Paulo e pode chover forte em cidades do Centro e Sul. O tempo seguirá úmido com nuvens entre o Leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No interior da região tem sol e a temperatura sobe com previsão de calor.

Sistema frontal deixará o tempo instável com chuva em parte do Sudeste nos próximos dias | METSUL