Chuva em grande parte do Sul do Brasil nesta terça-feira com a propagação no decorrer do dia de áreas de instabilidade pela região. A chuva, que vem desde o domingo no Paraná, alcançará mais cidades catarinenses nesta terça e atingirá a maior parte do Rio Grande do Sul. Embora o quadro de instabilidade, não chove em todos os municípios e em muitos, particularmente no estado gaúcho, o sol chega a aparecer.

Imagem do satélite GOES-16 das 16h30 desta segunda-feira | NOAA/MESTUL

A imagem de satélite do final da tarde desta segunda-feira mostrava muitas nuvens cobrindo o Paraná e Santa Catarina. No Norte gaúcho, o aumento da nebulosidade já era perceptível pelo avanço das áreas de instabilidade a partir do Norte. Chove na noite desta segunda em muitas áreas entre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná com chance de trovoadas em alguns pontos.

Muitas nuvens invadem o Rio Grande do Sul nesta terça com aumento de nebulosidade em todo o estado. Mesmo assim, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões hoje ao menos em parte do dia. A nebulosidade traz chuva para diversos pontos do território gaúcho, exceção de áreas mais a Oeste, entretanto as precipitações tendem a ser muito irregulares e, no geral, com muito baixos volumes.

Com o aumento de nuvens, o dia vai começar menos frio, uma vez que a nebulosidade frustra resfriamento noturno. Já a tarde será amena a agradável com vento fraco a por vezes moderado. A maioria das localidades terá mínimas entre 10ºC e 13ºC e máximas durante a tarde em torno dos 20ºC, inclusive os municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

A instabilidade maior nesta terça-feira ocorre entre Santa Catarina e o Paraná, mas, sobretudo, no Paraná. Isso porque as nuvens mais carregadas tendem a se formar ao longo do dia sobre o estado paranaense. É o que pode trazer chuva moderada a forte em diversos pontos e até risco de temporais isolados de granizo.

Curitiba e sua área metropolitana podem ter alguns períodos de chuva moderada a forte. O dia na capital paranaense será de abundante nebulosidade com predomínio de céu encoberto e chance de chuva ou garoa a qualquer hora. Com o quadro de instabilidade e a influência de ar mais frio na costa, o dia inteiro será de temperatura baixa em Curitiba com 13ºC no período da tarde.

Simulação da nebulosidade prevista para 6h, 12h, 18h de terça e a 0h de quarta pelo modelo WRF | METSUL

Em Santa Catarina, a chuva atinge a maior parte do estado no decorrer do dia. No geral, segundo as projeções dos modelos, a chuva não deve ser volumosa, mas pontos isolados podem vir a ter pancadas localmente fortes e mesmo granizo muito isolado não pode ser descartado. Por isso, áreas mais ao Norte do Rio Grande do Sul devem ter a maior instabilidade nesta terça enquanto na Metade Sul gaúcha os volumes devem ser nulos ou muito baixos na maioria das cidades.